Serys manifesta preocupação com pequena participação de mulheres no Legislativo
A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) defendeu em Plenário, nesta quarta-feira (1), a ampliação da participação feminina nos parlamentos brasileiros, nos níveis federal, estadual e municipal.
Na avaliação da representante do Mato Grosso, a ausência de mulheres no Legislativo pode comprometer os avanços das políticas públicas voltadas para esse segmento da população.
- O impacto proporcionado pela ação política do movimento feminista é responsável pela gradativa mudança de mentalidade que vem se processando na sociedade, juntamente com a implementação de políticas públicas que têm contribuído para a transformação da condição social das mulheres nas últimas décadas - disse.
Serys observou também que, devido ao fato de somente 13,6% dos candidatos ao Senado serem de mulheres, haverá uma redução do número de senadoras para a próxima legislatura. Isso poderá dificultar, em sua opinião, o andamento das propostas em tramitação no Congresso que beneficiam as mulheres.
De acordo com Serys, a insegurança, o desconhecimento das regras do mundo público, o condicionamento cultural e psicológico e as práticas partidárias excludentes continuam atuando sobre as mulheres, mantendo-as afastadas da estrutura formal do poder político.
A parlamentar apresentou ainda dados demonstrando a baixa participação de mulheres no Legislativo de vários países. No Congresso brasileiro, afirmou, há apenas 8,2% de senadoras e 12% de deputadas federais.
Incêndio
Serys comentou, no mesmo pronunciamento, o incêndio que está ocorrendo na cidade de Marcelândia, no Norte do Mato Grosso, a 720 quilômetros de Cuiabá. Segundo ela, o fogo atingiu 28 empresas madeireiras estabelecidas no setor industrial, destruindo totalmente 15 indústrias e causando danos nas demais.
01/09/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Renan manifesta apoio à frente parlamentar da micro e pequena empresa
Garibaldi manifesta apoio ao projeto de ajustes da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa
Tebet manifesta preocupação com greve da PF
Casildo manifesta preocupação com segurança
Ministro manifesta preocupação com aeroporto de Cuiabá
Valadares manifesta preocupação com a vazão do São Francisco