Valadares manifesta preocupação com a vazão do São Francisco
O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) voltou a manifestar preocupação com a vazão do Rio São Francisco. Segundo o senador, a vazão de 1.300 metros cúbicos por segundo é o volume mínimo para assegurar o uso das águas do rio para atividades como abastecimento, pesca e navegação. No entanto, nos últimos tempos, as usinas estão trabalhando com uma vazão de apenas 1.100 metros cúbicos por segundo.
Valadares lembrou que a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realizou na semana passada uma audiência pública para debater a redução na vazão do rio. Segundo o senador, foram relatados prejuízos para pescadores, pecuaristas e, de forma geral, para toda a população que depende das águas do rio. Valadares disse que é normal que a vazão de um rio mude a cada estação, mas o que mais preocupa no caso do São Francisco é a interferência do homem no volume das águas. Ele citou como exemplo o projeto de integração do rio e a expansão dos perímetros irrigados.
O senador ainda anunciou que pretende, juntamente com a CDR, apresentar um projeto que garanta uma legislação mais equilibrada, criando limitações para os órgãos que participam do processo de redução da vazão de rios e ao mesmo tempo garanta segurança hídrica e energética. Valadares lembrou que o São Francisco gera emprego, abastecimento e energia e, assim, deve ser preservado.
- Não é apenas a preocupação com o setor elétrico, é a preocupação com as atividades produtivas normais da região e a preocupação com o abastecimento d’água, que assegura a vida ao nordestino que depende das águas do Velho Chico - ressaltou o senador.
09/04/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valadares alerta para o risco de empreendimentos que reduzam a vazão do S. Francisco
Valadares manifesta preocupação com resposta americana a ataques terroristas
Antônio Carlos Valadares manifesta preocupação com situação do Egito
César Borges manifesta preocupação com bispo que reiniciou greve de fome contra transposição do São Francisco
Maria do Carmo defende reforço da vazão e revitalização do Rio São Francisco
Tebet manifesta preocupação com greve da PF