Serys pede punição exemplar para agressores de doméstica



Afirmando estar indignada com a agressão da doméstica Sirley Dias por quatro jovens de classe média, na semana passada, no Rio de Janeiro, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) pediu que os agressores sejam exemplarmente punidos. A senadora salientou que, além da agressão bárbara e covarde, os jovens ainda roubaram a bolsa de Sirley.

- Não basta toda a dificuldade enfrentada por esta trabalhadora, que labuta diariamente na busca pela sobrevivência de forma digna e honesta? - indagou a senadora, lembrando as dificuldades que a obrigaram a sair no meio da madrugada para ir ao hospital, com o objetivo de evitar filas e não perder o dia de trabalho aguardando ser atendida no sistema público de saúde.

Serys classificou os agressores como "garotões, universitários, ricos, com seus carros e roupas da moda". Ela lembrou que, após serem presos, os quatro jovens declararam estar se divertindo e pensaram que Sirley era uma prostituta. A senadora disse já ter visto de tudo nessa área de agressão contra a mulher, como gente que bate em mulher para curar bebedeira, para mostrar quem manda e para exercitar a masculinidade entre "outras desculpas que estes covardes utilizam".

- Mas, bater em mulher por diversão foi a primeira vez - afirmou.

A senadora também classificou como "um absurdo" a desculpa de que os agressores pensaram que Sirley era uma prostituta. Para ela, isso deveria servir como agravante do crime cometido.

- Roubar e bater em uma pessoa por ela ser minoria é uma barbaridade que deve ser exemplarmente punida. As prostitutas podem não ter um trabalho socialmente tão aceitável, é verdade, mas são pessoas e merecem o nosso respeito. Chega dessa desculpa ridícula: 'ateei fogo no índio porque pensei que era um mendigo; tentei roubar e matar uma trabalhadora doméstica porque achei que era uma prostituta'. Basta! - exclamou.



05/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serys quer punição exemplar para fabricantes do Celobar e garantias de que crime não se repetirá

DJALMA FALCÃO PEDE PUNIÇÃO EXEMPLAR PARA ASSASSINOS DE CECI

Mário Couto pode recorrer ao CNJ para cobrar punição aos agressores de pescador de Salvaterra

Suassuna quer "punição exemplar" para o MLST

ALCÂNTARA DEFENDE PUNIÇÃO EXEMPLAR PARA CULPADOS DE IMPROBIDADE

Nilmário defende punição exemplar para assassinos de sem-terras em Felisburgo