Serys propõe criação de Comissão de Direitos Humanos e Questões de Gênero



A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) comunicou nesta sexta-feira (28) ao Plenário que apresentou projeto de resolução para criar no Senado, em caráter permanente, a Comissão de Direitos Humanos e Questões de Gênero. Ela anunciou também um outro projeto de sua autoria, determinando que 30% dos cargos da Comissão Diretora do Senado sejam disputados por mulheres.

A comissão que a senadora pretende criar deverá opinar sobre matérias relativas à garantia e promoção dos direitos humanos, aos direitos da mulher, à proteção à família, às normas gerais de proteção e integração social das pessoas portadoras de deficiência e de proteção à infância, à juventude e aos idosos. Compete também à comissão, de acordo com o projeto, exercer a fiscalização, o acompanhamento, a avaliação e o controle das políticas públicas para todos esses segmentos da sociedade e também para os estrangeiros e as minorias étnicas.

Na justificação do projeto, Serys Slhessarenko afirma que a emergência das questões concernentes aos temas de que tratará a Comissão de Direitos Humanos e Questões de Gênero assumiu tal relevância e magnitude no Brasil que se impõe ao Senado estruturar-se para oferecer resposta adequada às demandas formuladas pela sociedade.

Sobre a violência contra a mulher, a senadora declarou que -ainda é algo bárbaro-. Referiu-se ao assassinato de mulheres por companheiros e disse que a violência -não é só o espancamento, não é só o salário: é o xingamento, são os maus tratos...- Serys acrescentou que, contra a violência, o remédio é a denúncia, e contra a discriminação, a organização.

A senadora registrou que o Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de março, será comemorado pelo Congresso Nacional em sessão solene no próximo dia 12, às 11h, no Plenário do Senado.



28/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ analisa proposta de Serys de criação da Comissão de Direitos Humanos no Senado

Questões referentes às minorias no Brasil serão debatidas na Comissão de Direitos Humanos

Serys: Comissão de Direitos Humanos beneficiará especialmente os pobres

Conselho dos Direitos da Mulher levará debate sobre questões de gênero à Rio+20

José Nery propõe criação da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara

PROJETO DE EMILIA FERNANDES PROPÕE COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS NO SENADO