Serys quer união de esforços para melhorar segurança e educação no MT
A classificação das cidades mato-grossenses de Colniza e Juruena no topo do ranking dos municípios brasileiros com maior número proporcional de homicídios e a inclusão de Cuiabá (MT) entre as capitais com pior desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), não são mera coincidência. Ela afirmou que os resultados servem de alerta para que os governos estadual e federal unam esforços para alterar essa realidade.
O Mato Grosso tem outras duas cidades entre as dez mais violentas do país entre 2002 e 2004, segundo estudo apresentado pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura: São José do Xingu (5º lugar) e Aripuanã (8ª colocação). Serys lamentou que Colniza esteja há vários meses sem delegado e defendeu a elaboração de um esquema policial de emergência para reprimir a criminalidade no Mato Grosso.
- A polícia, sem condições, não pode atuar. O governo do estado não pode se omitir, da mesma forma que o governo federal. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve apoiar todas as ações do governo estadual que forem necessárias. A Secretaria de Segurança Pública do estado deve definir ações no sentido de debelar os focos de criminalidade - afirmou Serys Slhessarenko.
Por outro lado, a senadora pediu urgência ao governo estadual para melhorar os números da educação do Mato Grosso. Ela cobrou, por exemplo, a aprovação do Plano Estadual de Educação, já discutido entre professores, pais, alunos, Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso e sociedade civil organizada. Ela alertou que pode estar havendo uma tentativa de modificar o que já foi decidido através de uma nova rodada de audiências públicas promovida pela Assembléia Legislativa mato-grossense.
28/02/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Quintanilha destaca esforços do Tocantins para melhorar educação
Governo une esforços para melhorar escoamento da produção de grãos
OCDE elogia esforços do Brasil para melhorar administração pública
CCS quer construir pacto social para melhorar educação no Brasil
Cyro Miranda pede união de esforços para ajudar o Entorno do DF
MEC quer melhorar a qualidade da Rede Federal de Educação Profissional