Serys registra reunião com ministro sobre saúde das mulheres brasileiras



A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) informou nesta terça-feira (24), em Plenário, ter participado, pela manhã, de audiência com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, quando conversaram sobre questões referentes à saúde da mulher brasileira. A senadora disse ter discutido com o ministro assuntos como aborto, planejamento familiar, aumento dos casos de contaminação pelo HIV entre as mulheres e cânceres de mama e de colo do útero.

A senadora ressaltou que a questão do planejamento familiar é de extrema importância para o país, pois abrange outras questões, como o aborto e parto natural/cesárea. Para ela, o governo federal deve realizar campanhas "fortes, criativas e sérias" para esclarecer às brasileiras a necessidade e as vantagens do planejamento familiar. Já sobre o vírus HIV, a senadora informou que, nos últimos anos, a incidência de Aids entre as mulheres aumentou 40%.

Outra preocupação de Serys é a prevenção dos cânceres de mama e de colo de útero, para ela os principais problemas de saúde da mulher brasileira. Ela destacou a necessidade de aprovação do projeto de lei da Câmara (PLC 39/2002) que dá direito a todas as mulheres brasileiras, a partir dos 40 anos, de terem exames gratuitos anuais para prevenir ambos os casos de câncer.

Serys Slhessarenko aproveitou para também elogiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Fernando Haddad, pelo lançamento, na manhã desta terça (24), do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). De acordo com ela, o programa é abrangente e prioriza a educação básica.



24/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Zambiasi relata reunião com ministro da Saúde sobre obesidade

Magno Malta registra reunião com ministro da Educação

Concurso premiará melhores histórias sobre mulheres afro-brasileiras

Serys registra artigos sobre candidatos à Presidência

Mão Santa registra pesquisa da CNT sobre estado das rodovias brasileiras

Otimismo das famílias brasileiras sobre economia registra queda em fevereiro