Sessão do Parlamento do Mercosul contará com a participação de Celso Amorim
Com a presença do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, terá início nesta segunda-feira (18), às 11h, em Montevidéu, a 12ª Sessão Ordinária do Parlamento do Mercosul. O chanceler brasileiro, na condição de representante da Presidência Pro Tempore do bloco, apresentará o programa de trabalho para o semestre. Esse informe está previsto no Protocolo Constitutivo do Parlamento do Mercosul.
Celso Amorim deverá abordar aspectos institucionais do Mercosul, destacando a importância do Parlamento e da democracia no processo de integração regional. Deverá também fazer um balanço das questões econômicas e comerciais, tratando, entre outros assuntos, da dupla cobrança da Tarifa Externa Comum (TEC) e do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem).
Antes da audiência pública com Celso Amorim, haverá reuniões das comissões permanentes. Funcionam no Parlamento do Mercosul dez comissões. Elas tratam de questões vinculadas às áreas de economia, educação, seguridade social, saúde, meio ambiente, defesa, infra-estrutura e orçamento, entre outras.
À tarde, a partir das 15h, os parlamentares passarão a discutir e votar as oito propostas que constam da ordem do dia - relacionadas a assuntos como a operação de resgate da senadora Ingrid Betancourt, ex-refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia ( Farc ), o combate à desertificação e a adoção de medidas destinadas a harmonizar as legislações nacionais sobre tráfico de pessoas.
Na terça-feira (19), o Plenário do Parlamento do Mercosul volta a reunir-se pela manhã.
15/08/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Parlamento do Mercosul recebe ministro Celso Amorim nesta manhã
Começa debate sobre Mercosul com Celso Amorim
Celso Amorim debate na CRE entrada da Venezuela no Mercosul
Brasil tem de ser mais flexível no Mercosul, diz Celso Amorim
Celso Amorim: 'O Mercosul é o motor da integração sul-americana'
Celso Amorim depõe na CRE e diz que governo Lula prioriza o Mercosul