Sessão solene do Congresso lembra os 124 anos da Abolição da Escravatura
O Congresso Nacional prepara sessão solene conjunta para lembrar os 124 anos da Abolição da Escravatura. O evento será realizado na segunda-feira (28), por iniciativa do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e do deputado Domingos Dutra (PT-MA). A sessão está marcada para as 11 horas, no Plenário do Senado.
A Lei Áurea foi assinada pela Princesa Isabel, em nome do Imperador Dom Pedro II, em 13 de maio de 1888. Até então, os escravos, homens e mulheres negros trazidos da África desde o início da colonização, e seus descendentes, não eram considerados cidadãos. Eram parte do patrimônio de seus senhores, numa economia essencialmente rural e dependente de sua força de trabalho.
Segundo os historiadores, com a abolição, veio a liberdade, mas também a miséria e a exclusão. Os antigos senhores de escravos se adaptaram à nova realidade contratando a mão de obra barata dos imigrantes europeus recém-chegados. Quanto aos ex-escravos, tiveram que pagar o preço alto de viver em uma sociedade conservadora, que não foi devidamente preparada para acolhê-los.
Em pronunciamento no último dia 15, o senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou que o Brasil é a nação com mais pessoas negras fora da África, devido, sobretudo, ao fato de que 40% dos africanos levados no período do tráfico de escravos terem sido trazidos a terras brasileiras.
Para o senador, fatores como discriminação racial e diferentes padrões de tratamento e atendimento em setores como a saúde, educação, mercado de trabalho e segurança pública mostram que “temos uma abolição da escravatura não concluída”.
A sessão solene do Congresso Nacional está marcada para as 11 horas, no Plenário do Senado Federal.
24/05/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sessão solene do Congresso Nacional lembra 50 anos da UnB
Começa homenagem aos 124 anos da abolição da escravatura
Senado comemora 120 anos da abolição da escravatura
Senado comemora os 120 anos da abolição da escravatura
Campanha dos 120 anos de Abolição da Escravatura recebe 8 mil cartas
Campanha dos 120 anos de Abolição da Escravatura recebe 8 mil cartas