Sessões especiais vão homenagear Oscar Niemeyer, Assis Brasil e ABL no segundo semestre
Em data ainda a ser marcada no segundo semestre, o Senado homenageará com sessões especiais o centenário de nascimento do arquiteto Oscar Niemeyer, o transcurso do sesquicentenário de nascimento do diplomata Joaquim Francisco de Assis Brasil e os 110 anos da Academia Brasileira de Letras. Também estão programadas sessões especiais de homenagem ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, em 21 de setembro, e o Dia Nacional da Consciência Negra, juntamente com o Dia de Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro.
O arquiteto Oscar Niemeyer, que fará 100 anos em dezembro, foi um dos idealizadores de Brasília, juntamente com o arquiteto e urbanista Lúcio Costa. Niemeyer ficou responsável pelos projetos dos prédios e Lúcio Costa pelo plano urbanístico da cidade. Expoente do modernismo no Brasil, Niemeyer ilustrou os rumos de uma nação que tentava se transformar de potência agrícola exportadora de café em um país industrializado. Ele foi autor de projetos como o conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte, e o conjunto do Ibirapuera e o edifício Copan, ambos em São Paulo.
Nascido em 1857, Assis Brasil foi advogado, político, poeta e diplomata, mas ficou conhecido como propagandista e ferrenho defensor da República. Também foi fundador do Partido Libertador, deputado e membro da Junta Governativa do Rio Grande do Sul em 1891. Juntamente com o Barão do Rio Branco, assinou o tratado de Petrópolis, que assegurou ao Brasil a posse do estado do Acre, onde foi criado, em sua homenagem, o município de Assis Brasil. Filho de estancieiro e dono de grandes fazendas, ele também foi responsável pela introdução no Brasil das espécies de gado Jersey e Devon, além do cavalo Árabe e da ovelha Karakul.
13/07/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Oscar Niemeyer
Oscar Niemeyer
Espaço Oscar Niemeyer
CDH homenageia Oscar Niemeyer
Morre Oscar Niemeyer
Nota de pesar - Oscar Niemeyer