Sibá defende extinção do vestibular



O senador Sibá Machado (PT-AC) defendeu em Plenário, nesta segunda-feira (4), a extinção dos concursos vestibulares para acesso ao ensino superior. Citando matéria publicada pelo jornal O Globo sobre universidades do país que iniciaram processo para abolir o vestibular, Sibá defendeu projeto de lei (PLS 65/2005) de sua autoria que trata do assunto. O projeto está tramitando na Comissão de Educação, onde tem como relator o senador José Maranhão (PMDB-PB).

De acordo com o projeto, o acesso aos cursos oferecidos pelas instituições públicas fica reservado ao candidato que tenha sido classificado em Exame de Estado e se submeta a um só sorteio anual, entre inscritos para curso específico de determinada instituição.

Sibá sugeriu à Comissão de Educação do Senado a realização de audiência pública com a participação de reitores de universidades públicas e especialistas internacionais para discutir o tema.

- No projeto de lei, eu me cerquei de vários consultores da área a fim de encontrarmos um mecanismo de extinguir o vestibular sem prejudicar a qualidade do ensino nos níveis fundamental e médio. Eis que surgiu a idéia de aproveitarmos o resultado do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] como uma pré-classificação, e, em seguida, dado o número de vagas oferecidas, promovermos um sorteio. Muitas críticas foram feitas. E é bom que venham mesmo, para aperfeiçoamento. Solicitei à Comissão de Educação, juntamente com outros Senadores, a realização de uma audiência pública destinada a tratar do problema - disse o senador.



04/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sibá Machado defende o fim do vestibular

Dornelles defende extinção da LDO

Francisco Dornelles defende extinção da LDO

Mão Santa defende extinção da CPMF

Mão Santa defende extinção da CPMF

CARLOS WILSON DEFENDE EXTINÇÃO DO IPC