Sibá defende novas formas de desenvolvimento da Amazônia
Em pronunciamento nesta segunda-feira (13), em Plenário, o senador Sibá Machado (PT-AC) afirmou que o Brasil precisa encontrar mecanismos, tecnologias e investimentos que substituam as atuais formas de ocupação predatória da Amazônia. Para o senador, a estratégia adotada pelo governo militar de promover a ocupação da região com assentamentos agrários acabou por incentivar o desmatamento desenfreado e o avanço da pecuária, causando prejuízos para a população de diversos municípios.
- É preciso encontrar formas e caminhos de desenvolvimento da Amazônia sem o uso do recurso do corte raso e da queima de floresta - disse o senador.
Siba lembrou que o Brasil, ao lado de outros países, também vem sendo responsabilizado pela emissão de gás carbônico na atmosfera. Ele observou que embora "a soma das chaminés das indústrias brasileiras deixem o Brasil numa condição avantajada em relação aos países mais industrializados", quando considerada a emissão pela queima de florestas, o país passa a ser um dos que mais contribuem para a poluição atmosférica.
Na avaliação do senador pelo PT do Acre, os problemas ambientais vem sendo tratados pela administração de Luiz Inácio Lula da Silva de maneira apropriada, como comprovariam dados divulgados recentemente pelo Ministério do Meio Ambiente que apontam, no último ano, a redução do desmatamento da Amazônia em 25%.
Empresas
Em seu pronunciamento, Sibá também defendeu a aprovação do projeto de lei da Câmara (PLC 115/06) que simplifica o registro da abertura e fechamento de empresas no país. A proposta deverá ser votada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nesta terça-feira (14) e, em sua avaliação, poderá contribuir para a redução da informalidade e a geração de empregos. O projeto reduz de 170 para 15 dias o tempo do registro de uma empresa, explicou o senador.
13/08/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sibá elogia novas regras para combate ao desmatamento na Amazônia
Sibá quer inclusão da comunidade e realização da reforma agrária para desenvolvimento da Amazônia
Sibá Machado defende estabilidade fiscal com desenvolvimento e democracia
Mozarildo defende desenvolvimento da Amazônia
Mozarildo defende desenvolvimento da Amazônia e hidrelétricas
MESTRINHO DEFENDE DESENVOLVIMENTO RACIONAL DA AMAZÔNIA