Sibá diz que Brasil não pode agir como os Estados Unidos



O senador Sibá Machado (PT-AC) rebateu nesta quarta-feira (10) as críticas à política externa brasileira afirmando que o Brasil não deve agir com relação à Bolívia da mesma forma como os Estados Unidos agiram com o Afeganistão e com o Iraque. De acordo com o senador, a prova do acerto da diplomacia do Brasil seriam as vitórias obtidas em organismos internacionais, como a Organização Mundial do Comércio (OMC).

- O Brasil não deve trilhar o caminho da discórdia. Nossa política é a do diálogo - afirmou.

Sibá explicou que a política externa do governo procura aproximar o Brasil dos países africanos, do Sudeste Asiático e da América do Sul, formando com eles novos blocos na Organização das Nações Unidas (ONU) e na OMC. Para ele, o Brasil está construindo um caminho para ocupar uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU e para fortalecer o Mercosul.

Sibá ainda sugeriu convidar novamente o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, para uma audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), para que ele possa falar sobre a possibilidade de um decreto, por parte do governo da Bolívia, alterando a estrutura fundiária daquele país, o que afetaria os interesses de vários proprietários de terras brasileiros.

Mercadante

Sibá também felicitou o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), que venceu as prévias do Partido dos Trabalhadores e será candidato ao governo de São Paulo. Para Sibá, a campanha eleitoral será limpa e produtiva. O senador Leonel Pavan (PSDB-SC) também elogiou Mercadante, mas ironizou, dizendo que espera que ele continue no Senado, ajudando a oposição a partir de 2007, quando o presidente já seria Geraldo Alckmin (candidato do PSDB à presidência).



10/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão do Mercosul pode debater relações comerciais do Brasil com os Estados Unidos

Disputa por preço do algodão pode levar a crise comercial entre Brasil e Estados Unidos, alerta Valter Pereira

Senado não pode agir como criança e dizer que esta é última vez, diz Taques sobre MP

Antero diz que CPI pode ir aos Estados Unidos

Estados Unidos pode ser principal destino de alunos do Ciência sem Fronteiras

Agenda do etanol não pode ser criada com base nos Estados Unidos, diz assessor da Contag