Sibá elogia Campanha da Fraternidade por enfocar povos amazônicos



O lema da Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de 2007, "Amazônia e Fraternidade - vida e missão neste chão", mereceu elogios do senador Sibá Machado (PT-AC), nesta terça-feira (27).

- Esta é uma ocasião ímpar para discutir as dificuldades da maior região do país - disse o senador, que citou entre os desafios a serem enfrentados na região a exploração predatória, os conflitos agrários, o desrespeito às populações indígenas e o desmatamento.

Sibá recordou que a Campanha da Fraternidade consolidou-se desde sua primeira edição, em 1964, segundo ele, não somente como evento de cunho religioso, social e humanitário, mas também como fator de combate à exclusão.

Para o senador, a CNBB teve o mérito de chamar a atenção da sociedade para os problemas econômicos, sociais e ambientais do povo amazônico. Ele acredita ser necessário estabelecer um paradigma que contemple o progresso econômico, o bem-estar da população local e a preservação do meio ambiente.

Para Sibá, a CNBB propõe que a sociedade conheça melhor a realidade dos povos amazônicos, as agressões vividas por eles em seu dia-a-dia, para lançar um projeto de desenvolvimento que englobe valores humanos e evangélicos.

Antártida

Sibá comentou ainda sua visita à Antártida à convite da Marinha. Ele registrou sua preocupação com o crescente degelo da calota polar; elogiou a pesquisa brasileira na região com ênfase na biologia, enquanto outros países dão preferência à pesquisa mineral; e manifestou preocupação com o fato de alguns países almejarem estabelecer hegemonia sobre aquela região do mundo.



27/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sibá: Campanha da Fraternidade deste ano "não poderia ocorrer em melhor momento"

SIMON ELOGIA CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Paulo Davim elogia Campanha da Fraternidade da CNBB

Marco Maciel elogia a Campanha da Fraternidade de 2010

Marconi Perillo elogia CNBB e a Campanha da Fraternidade

Flávio Arns elogia Campanha da Fraternidade em defesa da vida