Sibá enaltece programa brasileiro de biodiesel



O senador Sibá Machado (PT-AC) comemorou nesta terça-feira (7) a assinatura pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, dos primeiros contratos de compra do biodiesel, que será produzido com matéria-prima fornecida por agricultores familiares, como a mamona. Ele lembrou que os combustíveis de origem vegetal já provocam interesse internacional, exemplificando que a França recentemente abriu licitação para a produção de 1,1 milhão de toneladas de biocombustível.

No entendimento do senador, o biodiesel, entre outros benefícios, trará para o país inclusão social, alívio na balança comercial pela redução das importações de diesel, menor dependência de combustíveis fósseis em vias de esgotamento, menos poluição, possibilidade de exportação do combustível e créditos de carbono.

- O Brasil deixa o clima de negativismo das últimas décadas e volta a ter a confiança de ser o país do futuro. Futuro que vem da agricultura, do povo e da proteção à natureza - disse.

Siba recordou que a idéia do programa vem, desde o início da década de 80, das pesquisas do engenheiro Expedito Parente na Universidade Federal do Ceará (UFC) sobre a tecnologia de transesterificação de óleos para produção de combustíveis capazes de substituir os combustíveis fósseis. Em aparte, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) registrou que o senador Alberto Silva (PMDB-PI), conhecido defensor do Programa de Biodiesel, já estudava o assunto na UFC na década de 60.

Já o senador Mão Santa (PMDB-PI) defendeu maiores estudos sobre a viabilidade econômica das soluções a serem apresentadas.



07/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sibá enaltece pretensão da Petrobras de trocar gás por álcool

Sibá: biodiesel não vai repetir erros do Proálcool

Sibá Machado relaciona potencialidades do biodiesel

Sibá comemora uso de biodiesel para produção de energia elétrica

Sibá Machado quer ouvir ministra de Minas e Energia sobre biodiesel

Souto enaltece programa de saneamento da Bahia