Sibá lembra dívida da sociedade com povos indígenas



O senador Sibá Machado (PT-AC) defendeu, nesta sexta-feira (13), uma solução para a questão indígena no país, lembrando a dívida da sociedade brasileira com os índios e observando que é preciso se ter a compreensão dos direitos e do respeito que são devidos a eles. Sibá entende que o tratamento dado aos povos indígenas é resultado de uma mentalidade que privilegia o capital em detrimento da justiça social.

Depois de se referir à audiência pública realizada nesta quinta-feira (12) pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) sobre a questão fundiária no país e sobre a demarcação das terras indígenas, Sibá registrou a apreensão de determinados setores com a denominação "nações indígenas" pela dimensão que o termo poderia representar. O senador esclareceu que a expressão é utilizada porque "essas etnias têm cultura própria, religiosidade própria, língua própria e território próprio".

Sibá também registrou o argumento dos que, ao discutirem o tamanho do território indígena, suscitam a preocupação com a densidade demográfica. Observou que "não se fala de não índios que possuem milhões de hectares de terra". Disse ainda que, há poucos anos, um único homem reclamou o direito sobre sete milhões de hectares de terra no Pará.

- Então vamos colocar em dúvida e em xeque a terra indígena? - questionou.

O senador lembrou que a Constituição de 1988 deu prazo de cinco anos, a partir da promulgação da Carta, para que fosse feita a demarcação de todas as terras indígenas.

- Quando vamos estabelecer de fato um pacto pela paz no campo, nas nações indígenas? Como vamos garantir a cidadania e os direitos históricos dessas nações? - indagou o senador, para quem é fundamental a inclusão de todos no processo de desenvolvimento do país.



13/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim lembra Dia Nacional da Luta dos Povos Indígenas

Wellington Dias lembra comemoração do Dia Mundial dos Povos Indígenas

Paim lamenta violência contra mulher e lembra Dia Internacional dos Povos Indígenas

Representante dos povos Kaingang diz que Estado deve tratar com dignidade as diferenças dos povos indígenas

Sibá divulga documento dos Povos da Floresta

Sibá comemora realização do 2º Encontro Nacional dos Povos da Floresta