Sibá Machado prevê que petistas não serão punidos
O senador Sibá Machado (PT-AC) acredita que os três senadores petistas que votaram por um salário mínimo de R$ 275,00 não serão punidos pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Em discurso nessa sexta-feira (18), Sibá afirmou que a situação pela qual passam os senadores Paulo Paim (RS), Flávio Arns (PR) e a senadora Serys Slhessarenko (MT) - que votaram pela modificação na medida provisória que fixa o novo valor do mínimo - é completamente diferente da que vigia no ano passado, quando a senadora Heloísa Helena (AL) e dois deputados foram expulsos do partido por votar contra a reforma da Previdência.
Sibá afirmou que o PT é o mesmo, não mudou, mas reconhece ser complexo para quem não está dentro do partido compreender como funciona a democracia interna do PT. Ele disse acreditar que a -situação atual é pontual, muito diferente do que aconteceu no ano passado-, quando estava em jogo o projeto doutrinário do partido.
- Uma das coisas mais bonitas do ser humano é a capacidade de se adaptar. Na época o PT foi coerente com uma realidade. Agora está coerente com outra - disse.
O senador do Acre disse que, no caso do valor do salário mínimo, estavam em jogo apenas cálculos de quais seriam os valores possíveis de serem pagos e quais as fontes dos recursos. Alguns parlamentares sugeriram que o PT deveria usar para dar aumento ao mínimo os recursos que estão sendo gastos para comprar um novo avião para o presidente da república, citou Sibá, argumentando, em contrário, que todos conhecem o estado do atual avião presidencial, apelidado de Sucatão e que a compra de um novo aparelho é necessária.
Em aparte, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) disse que os parlamentares do governo anterior passaram oito anos tentando mostrar ao PT que o governo concedia o aumento possível para o salário mínimo. O PT acusava o então governo de aumentar pouco o mínimo por estar vendido e comprometido com o Fundo Monetário Internacional (FMI), sustentou Heráclito.
- O que dá para rir, dá para chorar - disse Heráclito, acrescentando que a grande diferença é que no passado a oposição do PT protestava com -bagunça-, por exemplo jogando dinheiro nos parlamentares governistas. -O PT está pagando o preço da irresponsabilidade cometida quando estava na oposição-, disse ele, para quem, ou o PT ser torna mais flexível com os que são coerentes ou vai ficar gritando sozinho. -Punir os coerentes é um crime-.
Biodiesel
Sibá Machado informou que no próximo dia 28 comparecerá no Acre à cerimônia de inauguração de projetos de uso de combustível reciclável e biológico. Serão inaugurados o primeiro ônibus intermunicipal a rodar tendo óleo de buriti como combustível e dois geradores, um usando óleo diesel reciclado de plástico e outro com óleos lubrificantes reciclados. Entre outras autoridades, comunicou o senador, estará presente a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. O senador Alberto Silva (PMDB-PI) parabenizou Sibá pela atuação parlamentar e pelo êxito neste empreendimento do biodiesel.
18/06/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Crimes na previdência complementar serão punidos
TEBET CRÊ QUE CRIMINOSOS SERÃO PUNIDOS PELA PRÓPRIA JUSTIÇA
Policiais militares e bombeiros punidos por greve serão ouvidos em audiência
Governadora do Pará diz que responsáveis por prender adolescente com homens serão punidos
Sibá Machado defende o fim do vestibular
Sibá Machado elogia atuação do PT nas eleições