Sibá pede apuração de assassinato de sindicalista



O senador Sibá Machado (PT-AC) protestou nesta segunda-feira (16) contra o assassinato do secretário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rondon do Pará, município do sul do estado, Ribamar Francisco dos Santos. Encampando reivindicação de várias entidades, o parlamentar pediu uma varredura da região para encontrar os culpados, a cargo da Polícia Federal, do Ministério do Trabalho, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A reivindicação seria apresentada nesta segunda ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rondon do Pará, a Federação Estadual dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e parlamentares da bancada paraense no Congresso.

Para Sibá, além da prisão e condenação dos culpados, é urgente a desapropriação das terras dos latifundiários prováveis contratantes dos dois pistoleiros que atiraram em Ribamar usando uma motocicleta como veículo.

- Com essa morte, a função social da terra não está sendo cumprida. Este não é o país dos sonhos de ninguém - disse o senador.

Ribamar, de 47 anos, casado, pai de três filhos, foi morto na porta de sua casa no último dia 6. Atingido com dois tiros na cabeça, foi levado ainda com vida para a cidade de Imperatriz, no Maranhão, mas não resistiu. Morreu na ambulância nas proximidades do município de Dom Eliseu. Ele e a presidente do sindicato, Maria Joel Dias da Costa, vinham sofrendo ameaças de morte. Maria Joel é viúva de José Dutra da Costa, o Dezinho, morto também por pistoleiros em novembro de 2000.



16/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dutra lê nota da Executiva do PT exigindo apuração de assassinato de sindicalista

SUPLICY PEDE APURAÇÃO DE ASSASSINATO DE FOTÓGRAFO NO PARÁ

Heloísa Helena pede apuração de assassinato do prefeito de Campinas

Antero pede ao Senado apoio na apuração do assassinato de seu primo

Jarbas Vasconcelos defende Comissão da Verdade e pede apuração de assassinato de David Capistrano

Marina Silva protesta contra assassinato de sindicalista na Amazônia