Sibá: pesquisa mostra que Bolsa Família melhora alimentação das crianças



Ao citar pesquisa encomendada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome a duas instituições universitárias, o senador Sibá Machado (PT-AC) afirmou na sexta-feira (9) que o Programa Bolsa Família - programa de transferência de renda do governo federal - vem melhorando a qualidade da alimentação das crianças atendidas.

Um dos reflexos disso, de acordo com o senador, é que o consumo de leite entre os beneficiados pelo programa está presente em 70% das famílias com crianças.

- É um índice superior ao registrado nas residências onde não há crianças, nas quais o consumo de leite atinge, no máximo, 48% das famílias atendidas pelo Bolsa Família - afirmou Sibá.

Outro dado da pesquisa destacado pelo senador: nas moradias com crianças, aumentou o consumo de frutas e biscoitos desde que as respectivas famílias passaram a receber os recursos do programa. Ainda de acordo com o levantamento, 94,2% das crianças beneficiadas fazem três ou mais refeições por dia.

Segundo Sibá, o Bolsa Família está presente em cerca de 9,2 milhões de lares, com um benefício que, em média, é de R$ 64. Ele ressaltou que a meta do programa para este ano é alcançar um total de 11,1 milhões de famílias. O senador disse que o orçamento do programa para 2006 é de R$ 8,3 bilhões.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o levantamento foi realizado pelo Núcleo de Pesquisas e Informações da Universidade Federal Fluminense (DataUFF), e seus dados foram analisados por especialistas em nutrição da Universidade Federal da Bahia (UFBA).



09/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pesquisa mostra que Bolsa Família melhorou a saúde dos brasileiros

Sibá Machado defende eficácia do Bolsa Família

Bolsa Família reforça alimentação de beneficiários e amplia acesso à vacinação

PROGRAMA DA TV SENADO MOSTRA OS CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO DAS CRIANÇAS

Sibá diz que Bolsa-Família "é paliativo" e governo deve buscar transferência de renda permanente

Adoção de crianças pode ter incentivo do Bolsa Família