Sibá Machado defende eficácia do Bolsa Família



O senador Sibá Machado (PT-AC) defendeu nesta terça-feira (11) a eficácia do programa Bolsa Família tendo por base entrevista concedida pelo economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Ricardo Paes de Barros, responsável por aferir o impacto do programa nas camadas mais pobres da população brasileira. De acordo com o pesquisador, apesar de algumas falhas, o Bolsa Família tem cumprido o seu papel e está colaborando para reduzir a pobreza no país.

"O núcleo duro da pobreza - os negros, nordestinos, com baixa escolaridade e da área rural - tem um grau de cobertura no programa muito maior do que o grau de cobertura da população total. No caso dos que estão de fora, há duas maneiras de incluí-los. Ou focalizamos melhor para tirar o benefício de quem não deveria receber e dar a quem deveria ou ampliamos o programa, o que já aconteceu de 2004 para 2005", afirma Barros em um trecho da entrevista citada pelo parlamentar acreano.

Conforme Sibá, os críticos do programa têm dito que a transferência de renda foi importante na redução da desigualdade, mas que esta caiu junto com a renda média da população. Para Barros, o que provocou a queda na renda média global foi a diminuição da renda dos mais ricos, uma vez que a renda per capita familiar dos 50% mais pobres aumentou de 2001 para 2004. "A redução da desigualdade também é um meio de reduzir pobreza, e o percentual de pobres e extremamente pobres no país caiu muito. Com exceção de 1986, nunca houve um percentual de pobres mais baixo do que o de hoje", afirma o pesquisador.

O senador petista rebateu ainda a acusação que os programas de transferência de renda foram responsáveis por um quarto da redução da desigualdade de 2001 a 2004, mas que seria melhor que essa desigualdade tivesse caído por causa da inserção no mercado de trabalho.

- Concordo com o economista do Ipea. Estaria preocupado se a desigualdade tivesse caído 100% por causa do Bolsa Família. O fato de um quarto dessa queda ter sido causada pelo programa mostra que também há outros fatores mais ligados ao mercado ou a questões estruturais. Mas mostra também que o impacto do programa não é desprezível - disse Sibá, ao elogiar o trabalho do ministro Patrus Ananias e o compromisso do presidente Lula com o Bolsa Família.

Em seu discurso, o senador elogiou também a miss Acre, Cláudia Barreto, pela classificação em segundo lugar no concurso Miss Brasil, e a Petrobras por ter conseguido elevar sua produção ao nível da demanda interna de 1,8 milhão de barris por dia. Mesmo celebrando o fato de a conquista ter sido obtida no governo Lula, Sibá elogiou os governos anteriores, a começar do de Getúlio Vargas, pelo apoio à empresa.



11/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eficácia do Bolsa Família será debatida em audiência na CE

Lobão atesta eficácia do Bolsa Família como solução emergencial para a pobreza

Sibá Machado defende o fim do vestibular

Sibá: pesquisa mostra que Bolsa Família melhora alimentação das crianças

Sibá Machado defende fim do voto obrigatório

Sibá Machado defende o fim do voto obrigatório