Sibá propõe o estabelecimento de prioridades nas obras de energia prevista para a Amazônia



O senador Sibá Machado (PT-AC) comunicou ao Plenário, nesta quinta-feira (6), que está encaminhando ao governo proposta de sua autoria tendo como objetivo o estabelecimento de prioridades e de tempo de realização para as obras de energia previstas no Plano Plurianual (PPA) para a região amazônica. Na avaliação do senador, esta medida é necessária uma vez que o conjunto das obras previsto é conflitante, podendo aumentar "a irracionalidade existente em termos de oferta e demanda de energia".

Siba citou o caso da Eletronorte, que hoje tem energia de sobre na região e não tem para quem vender. Esta condição, de mercado de venda de energia restrito, disse o senador, deve-se principalmente à falta de interligação ao sistema nacional. O senador observou, no entanto, que a situação também é resultado dos investimentos feitos em Tucuruí para cumprir o cronograma de conclusão da obra até 2006.

Diante dessas contradições, disse o senador, que acabam gerando oferta de energia maior do que a demanda regional, decidiu apresentar sua proposta ao governo. Ele acrescentou que o fato de ter sido o relator do PPA deste ano permitiu-lhe uma visão geral dos investimentos propostos ao país, quando constatou um processo de "irracionalidade no sistema".



06/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sibá quer debate sobre geração de energia na Amazônia

Jucá propõe flexibilizar proibição de fumo em estabelecimento privado

Jayme Campos propõe que estabelecimento de saúde exiba tabela de preços

Organizações debatem em Belém prioridades para a Amazônia na Rio+20

Sibá comemora uso de biodiesel para produção de energia elétrica

Sibá destaca ações governamentais para diminuir o desmatamento da Amazônia