Sibá registra a presença de trabalhadores rurais em Brasília para apresentar reivindicações
A presença de trabalhadores rurais em Brasília foi ressaltada pelo senador Sibá Machado (PT-AC) durante discurso em Plenário nesta segunda-feira (21). O parlamentar informou que eles representam duas entidades - a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf) - que vieram apresentar suas reivindicações ao governo federal e ao Congresso Nacional.
Sibá destacou que a Contag promove o Grito da Terra Brasil, mobilização que ocorre anualmente e está em sua 12ª versão, enquanto a Fetraf realiza a 3ª Jornada Nacional de Luta pela Agricultura Familiar.
O senador citou, entre as reivindicações da Contag, as relacionadas ao crédito e à assistência técnica aos agricultores, à desapropriação de terras e à manutenção de assentamentos. Já entre as da Fetraf, ele mencionou, entre outras, a solicitação de R$ 12 bilhões para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para a safra de 2007/2008.
Ainda de acordo com Sibá, a Contag também quer a rejeição do PLS 264/06, projeto de lei que caracteriza as invasão de terra como crime hediondo. Essa matéria tramita na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado.
- Em outras palavras, esse projeto tipifica as ocupações de terra como se estas estivessem no mesmo nível dos atentados terroristas - disse ele.
21/05/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Trabalhadores rurais discutem em Brasília pauta de reivindicações do Grito da Terra
Trabalhadores rurais encaminham reivindicações ao Congresso
Assembléia conhece reivindicações dos trabalhadores rurais
Governo deve apresentar propostas para trabalhadores rurais ainda esta semana
Trabalhadores rurais reivindicam políticas sociais para o campo em Brasília
Trabalhadores rurais iniciam Acampamento Nacional em Brasília