Trabalhadores rurais encaminham reivindicações ao Congresso
Trabalhadores rurais ligados à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) pretendem entregar na tarde desta quarta-feira (23), ao presidente do Senado, Renan Calheiros, uma pauta de reivindicações de interesse do segmento. Cerca de dois mil manifestantes estiveram reunidos em frente ao Congresso Nacional pela manhã, em manifestações do Grito da Terra Brasil 2007.
A pauta de reivindicações da Contag, que já foi recebida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em abril, inclui a manutenção do veto à Emenda 3, que cria a Super-Receita; a rejeição do PLP 1/07, que limita gastos com o funcionalismo público; a votação do projeto que expropria as terras onde for identificado trabalho escravo e a elaboração de políticas públicas nas áreas de educação, saúde e moradia.
De acordo com o presidente da confederação, Manoel dos Santos, a pauta de reivindicações também já foi recebida pelo presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, e pelas lideranças partidárias do Congresso Nacional.
Os manifestantes também reivindicam a liberação de R$ 12 bilhões para o crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar(Pronaf) na safra 2007/2008. No ano anterior, o volume de recursos era de R$ 10 bilhões, lembrou o presidente da Contag. Outra exigência dos trabalhadores é a de que o governo federal defina metas para a reforma agrária e aprove, com rapidez, a atualização dos índices de produtividade.
Nesta quarta-feira, ainda, os manifestantes agendaram um encontro com o presidente Lula para conhecerem as respostas do governo às suas reivindicações.
A confederação avalia que a Emenda 3, ao retirar poder dos fiscais do trabalho, dificultará a obtenção das aposentadorias no campo e relaxará o combate ao trabalho escravo.
- Somos totalmente contrários à Emenda 3, porque ela acaba com os direitos dos trabalhadores, com a função do Ministério do Trabalho e só interessa ao empresariado burro, afirmou Manoel Santos.
Mobilização
O Grito da Terra Brasil é a principal mobilização de massa organizada anualmente pela Contag com o apoio das federações estaduais dos trabalhadores na agricultura e sindicatos de trabalhadores rurais. Manoel dos Santos informou que a manifestação desta quarta-feira contou com representantes de todos os estados. Segundo a Polícia Militar, participam da manifestação mais de duas mil pessoas.
23/05/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Assembléia conhece reivindicações dos trabalhadores rurais
Trabalhadores rurais discutem em Brasília pauta de reivindicações do Grito da Terra
Sibá registra a presença de trabalhadores rurais em Brasília para apresentar reivindicações
SEBASTIÃO ROCHA SOLIDARIZA-SE COM REIVINDICAÇÕES DOS TRABALHADORES
Inácio Arruda defende reivindicações dos trabalhadores no Grito da Terra
Trabalhadores rurais recebem alfabetização