SILVA JÚNIOR DEFENDE PROJETO QUE GARANTE ÁGUA PARA CAMPINA GRANDE
A solução definitiva para a falta de água que já prejudica a economia de Campina Grande, conforme pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, viria da transposição das águas do rio São Francisco, afirmou o senador. Incluídas no PPA, "se as obras do São Francisco fossem iniciadas hoje, no início do ano 2000 elas não seriam concluídas, os 400 mil habitantes de Campina Grande já estariam sendo abastecidos por carros-pipa ou passando sede, o que é mais provável", disse.
A situação crítica do abastecimento de Campina Grande exige medidas emergenciais que o estado da Paraíba só tem condições de bancar com recursos federais, justificou Silva Júnior.
Pela pesquisa da FIEPB, 51% dos empresários afirmaram que a falta de água já afeta o faturamento das indústrias, "sendo que para 53% a queda do faturamento é superior a 26%. Das empresas em expansão, 50% estancarão os trabalhos até a solução dos problemas, 11% já iniciaram demissões em virtude do racionamento e 48% demitirão caso venha a faltar água", informou o senador.
Em aparte, o senador José Alencar (PDT-MG) disse que a proposta de Silva Júnior é simples, garantindo o aproveitamento de águas disponíveis. Ele ressaltou que os recursos precisam ser liberados com urgência, pois Campina Grande é "uma das mais importantes cidades brasileiras", justificou.
15/09/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
Vital do Rêgo pede providências à ANA para evitar falta de água em Campina Grande
RONALDO CUNHA LIMA ALERTA SOBRE FALTA DE ÁGUA EM CAMPINA GRANDE
SILVA JÚNIOR: CRISE DE ÁGUA NO NORDESTE TEM SOLUÇÃO
Aprovado projeto que cria a Universidade de Campina Grande
SILVA JÚNIOR DEFENDE TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO
Juventude Viva debate oportunidades para jovens em Campina Grande (PB)