SILVA JÚNIOR: CRISE DE ÁGUA NO NORDESTE TEM SOLUÇÃO
Silva Júnior lembra que a defesa ambiental passou a ser comprendida como questão de interesse mundial e que conciliar desenvolvimento e proteção dos ecossistemas é a maior preocupação do próximo século. O senador entende que o encontro de Recife é providencial para o Nordeste, pois as pessoas e entidades ligadas ao assunto poderão conhecer a região brasileira que mais sofre os efeitos da seca e da desertificação. %..
Citando dados recentes das Nações Unidas segundo os quais 25% do território brasileiro estão ameaçados pelo processo de desertificação, Silva Júnior observa que, segundo os especialistas, os maiores causadores do problema são as queimadas, a mineração irracional realizada com dragas que chegam até a mudar o curso dos rios, o uso indiscriminado de agrotóxicos, a salinização das áreas de irrigação, a poluição, o manejo inadequado do solo e a exploração errada dos reservatórios naturais de água. %..
Silva Júnior enfatiza que o Brasil é um país privilegiado em matéria de recursos hídricos, possuindo 13% do escoamento total dos rios do planeta. No entanto, conforme o senador, o país dedica insignificante importância a esse patrimônio estratégico e permite que os rios sofram todos os tipos de agressão, recebendo dejetos industriais, lixo de toda natureza, materiais pesados e coliformes fecais, já que 90% dos esgotos não sofrem nenhum tipo de tratamento.
27/10/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
SILVA JÚNIOR DEFENDE PROJETO QUE GARANTE ÁGUA PARA CAMPINA GRANDE
Alberto Silva: o biodiesel é a grande solução para o país
Alberto Silva pede solução para reforma da Previdência
Alberto Silva diz que biodiesel é solução para sem terra no Brasil
SILVA JÚNIOR DEFENDE TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO
ALBERTO SILVA APONTA A VERMICULITA COMO SOLUÇÃO PARA O SEMI-ÁRIDO