SIMON APRESENTARÁ PROPOSTA DE CRIAÇÃO DO "BANCO DO POVO"



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) defendeu, em discurso no plenário nesta sexta-feira (dia 19), a criação de um banco popular para o cidadão "que não tem nada". Ele informou que apresentará emenda neste sentido à proposta de emenda constitucional que cria o Fundo de Erradicação da Pobreza - parte do relatório do deputado Roberto Brant (PFL-MG) na Comissão Mista para a Erradicação da Pobreza.
- O Brasil não tem, até hoje, uma proposta social vitoriosa, todas ficaram pela metade. O país tem tantas leis, tantos projetos, tantas entidades preocupadas com o social, mas nada funciona. Somos de uma incompetência, de uma falta de sensibilidade e profundidade impressionantes nesse sentido. A gente se esforça mas não consegue um projeto nacional, amplo, aberto e com alcance - disse.
Para Simon, o relator é "bem intencionado", mas "não foi feliz em suas conclusões". O senador comentou que o relatório faz uma análise sobre cada projeto examinado pela comissão - e que continuarão tramitando de forma independente - e apresenta como proposta final a criação do Fundo de Erradicação da Pobreza.
- O fundo não pode ser aprovado como o relator quer, com a criação de um conselho de nove membros, que decidirão como serão feitas as aplicações, todos escolhidos pelo governo federal - protestou.
O senador também lançou a idéia de criação de um fundo para obras necessárias, em que o governo entregaria o dinheiro diretamente à comunidade para execução de obras sociais "de absoluta necessidade". Ele disse ter tido uma experiência vitoriosa nesse sentido quando foi governador do Rio Grande do Sul.
Simon elogiou a oportunidade criada pela comissão de discutir a pobreza de frente, "de modo concreto e real" e destacou a importância da apresentação de números, conceitos e experiências concretas nas audiências da comissão.
A senadora Marina Silva (PT-AC), em aparte, disse que "a desculpa para a miséria no Nordeste é a falta dágua" e perguntou "qual a desculpa no Norte, onde as pessoas vivem sobre a água?". Para a senadora a causa da miséria "é o modelo concentrador de renda, que não dá oportunidades".

19/11/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Trabalho: Estado assina convênios com 60 prefeituras para criação do Banco do Povo Paulista

PEDRO SIMON RETOMA PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE TEMPLO ECUMÊNICO NO SENADO

Simon diz que apresentará emenda para que União compense perdas do RJ e do ES

Vital do Rêgo apresentará proposta alternativa ao PNE

FGV apresentará nesta quinta proposta de reestruturação do Senado

Reino Unido apresentará ao Brasil proposta de novas sanções à Síria