Simon cobra do PMDB explicações sobre envolvimento de políticos com corrupção do Distrito Federal



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) pediu nesta quinta-feira (3), no Plenário, que o PMDB responda às acusações de que políticos do partido estão envolvidos nas denúncias de corrupção no governo do Distrito Federal. Ele pediu também que a sociedade "acorde" e vá às ruas para cobrar dos políticos explicações sobre o escândalo.

O caso veio à tona com a Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal, em cujo inquérito há transcrições de diálogos do governador José Roberto Arruda (DEM) decidindo com seus assessores a destinação de recursos provenientes de propinas.Vídeos mostram políticos, governantes e parlamentares do Distrito Federal embolsando maços de dinheiro vivo.

Pedro Simon leu em plenário carta endereçada à presidente em exercício da Executiva Nacional do PMDB, Iris de Araújo, em que pede providências do partido.

- Pela Direção Nacional, o PMDB precisa dar uma cabal satisfação à opinião pública brasileira, cada vez mais perplexa com o que ouve e vê em imagens e palavras eloquentes pelo conteúdo e despudoradas pelo que mostram - leu o parlamentar, afirmando que não basta aos políticos do PMDB citados nas gravações negarem as acusações.

Para Simon, as denúncias de corrupção no Distrito Federal são uma "espécie de gota d'água que transbordou", e a sociedade tem que acordar e entender sua responsabilidade de cobrar explicações, caso contrário, "nada vai acontecer", pois os políticos, segundo explicou, contam com a "impunidade".

- O que estou propondo é o povo ir para a rua, é o povo cercar o Congresso, é o povo ir para os aeroportos, é o povo cobrar dos políticos, cobrar de mim e de todos nós, exigir e cobrar da justiça - afirmou Simon.

Para Simon, a impunidade existente no Brasil "tem a ver com tudo isso que está acontecendo em Brasília" porque nenhum político jamais foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal.

- Veja agora o presidente do Supremo, numa atitude muito inteligente, muito competente dizendo que está escandalizado com o que aconteceu em Brasília, e ele tem razão. Mas ele não entende o que a impunidade tem que ver com isso - ressaltou o senador.



03/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon cobra agilidade da Justiça para casos de corrupção envolvendo políticos

Senado pode fazer CPI sobre corrupção no Distrito Federal

Bohn Gass cobra do PMDB explicações sobre viagens e compra de helicóptero

Corrupção no Distrito Federal: senadores cobram punições rápidas

Simon recebe título de cidadão honorário do Distrito Federal

Rollemberg cobra apoio para atividade cinematográfica no Distrito Federal