Senado pode fazer CPI sobre corrupção no Distrito Federal



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) pediu desculpas ao país pelo escândalo protagonizado pelos políticos de Brasília, que veio à tona no último fim de semana. Para o senador, a população de Brasília está de luto. Ele se referiu à Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal, que gravou o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), negociando pagamento de propina a integrantes do Legislativo. Há imagens, também, de Arruda recebendo dinheiro de Durval Barbosa, que colaborou com a PF em troca do benefício da delação premiada.

- Eu quero pedir desculpas pelo triste espetáculo do enterro ético, do enterro moral que a gente viu esses dias pela televisão em cadeia nacional - disse Cristovam.

Ele sugeriu a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara Distrital para apurar o escândalo, que já foi alvo de denúncia do Ministério Público junto ao Superior Tribunal de Justiça, antes de um afastamento de Arruda e de seu vice, Paulo Octávio.

Em aparte, o senador Mão Santa (PSC-PI), argumentou que não há como deixar tais investigações no âmbito do Distrito Federal. E sugeriu a Cristovam que proponha uma CPI para investigar o escândalo no âmbito do Senado.Cristovam aceitou a sugestão de Mão Santa e prometeu preparar um requerimento de CPI.

Já o senador João Pedro (PT-AM) sublinhou que o inquérito já comprova o envolvimento de Arruda, de Paulo Octávio e do presidente da Câmara Distrital. "Todos eles têm que ser afastados imediatamente", afirmou, pedindo ao partido Democratas que seja coerente e afaste Arruda de seus quadros.



30/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon cobra do PMDB explicações sobre envolvimento de políticos com corrupção do Distrito Federal

Alunos da Apae do Distrito Federal vão fazer conservação de obras históricas

Corrupção no Distrito Federal: senadores cobram punições rápidas

CDR pode votar projeto que cria Fundo do Entorno do Distrito Federal

Senado comemora 154 anos do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal

Senado empossa novo senador pelo Distrito Federal