Simon: Congresso tem responsabilidade sobre resultados da CPI do Banestado
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) advertiu nesta quinta-feira (17) que os resultados da CPI do Banestado são responsabilidade do Congresso Nacional.
- Está em jogo o Congresso Nacional. Se essa roubalheira, que é a maior da história do Brasil, passar, vai ficar mal para nós - afirmou.
Para Simon, assim como aconteceu na Colômbia, o crime organizado está crescendo no Brasil e está se transformando num Estado dentro do Estado, mas -o governo ainda não se reuniu para constituir uma força-tarefa que combata isso-. Conforme o senador, a CPI até o momento só ouviu como é que funciona a Receita Federal, a Polícia Federal e o Banco Central, mas nenhum nome foi apresentado.
- O detalhe que me chamou a atenção foi que até hoje nenhum líder partidário apareceu para dar uma olhadinha na CPI. Nas CPIs anteriores, os líderes não saíam um minuto sequer. E aquilo [a CPI] que colocaria em risco o andamento das reformas não tem espaço nas grandes redes de televisão. Para elas, a CPI do Banestado não existe - ressaltou.
A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) lembrou que já existia indício de crime em 1996, pois houve uma denúncia ao Ministério Público Federal e as autoridades do Banco Central e da Receita Federal montaram um sistema de acompanhamento, mas deixaram continuar as remessas de dólares até 1999 sem identificação do remetente. Para Ideli, existem duas questões a serem respondidas: como estancar o crime e como controlar o Banco Central, que deveria fiscalizar as contas CC-5?
Simon acrescentou uma terceira pergunta à lista de Ideli.
- Como vamos buscar o dinheiro de volta e botar os caras na cadeia?
O senador assinalou ainda que o depoente de hoje na CPI, o delegado Paulo Roberto Falcão Ribeiro, que é o atual responsável pela investigação, só pôde vir de Curitiba a Brasília porque o presidente do Senado, José Sarney, providenciou a passagem aérea.
17/07/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
CPI do Banestado: parlamentares apresentam resultados da viagem aos EUA
Ademir pede que Congresso assuma responsabilidade sobre negociação com grevistas
Congresso de Municípios prossegue com debates sobre agronegócios, educação e responsabilidade fiscal
Ideli comemora resultados do G20 e reforça responsabilidade dos emergentes
Paulo Souto apresenta resultados positivos da implantação da Lei de Responsabilidade Fiscal
Renan presta apoio a Suassuna. Simon e Heráclito exigem abertura de dados da CPI do Banestado