Simon critica convocação do PT para militância participar de protestos



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) fez apelo ao PT para que não estimule a participação de seus militantes em manifestações de rua expondo camisas e bandeiras do partido. Em Plenário, nesta sexta-feira (21), ele classificou de inconveniente esse tipo de confrontação.

Desde o início dos protestos de rua, líderes e participantes vêm se manifestando contra o engajamento formal de partidos, sem exceção. Para o senador, soou estranho que o pedido à militância “Brasil afora” tenha ocorrido depois de encontro entre Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do PT, João Falcão, além do marqueteiro João Santana.

Simon recordou que, antes do impeachment, o ex-presidente Fernando Collor também conclamou a população para que saísse às ruas de verde-amarelo, como forma de adesão a sua pessoa. Em resposta, os manifestantes adotaram a cor preta, para demonstrar oposição.

De acordo com o senador, no passado era o PT, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a União Nacional de Estudantes (UNE) que promoviam as passeatas. No governo do PT,  porém, observou ele, passou a haver uma situação “esdrúxula”: essas e outras organizações não governamentais (ONGs) “caíram fora”, pois o partido colocou todas “debaixo de suas asas”.

O senador também lembrou que o Congresso Nacional chegou a instalar uma CPI para investigar as ONGs, que aqui no país, segundo afirmou, são um “escândalo”. Ele lamentou que, por influência do próprio PT e do PSDB, a comissão acabou sendo encerrada sem resultados.

No seu segundo pronunciamento desta sexta-feira  (21), o senador voltou a falar de suas expectativas em relação a um pronunciamento da presidente Dilma Rousseff à noite, em rede nacional de televisão.

O senador também criticou a flexibilidade das regras licitatórias para obras do PAC e da Copa, além de condenar iniciativa para alterações em definitivo dessa legislação.



21/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pedro Simon critica CUT por planejar protestos em defesa dos réus do mensalão

Pedro Simon elogia protestos da juventude

Simon elogia iniciativa do 'Jornal do Brasil' de estimular protestos dos cidadãos

Paulo Paim critica ações violentas em protestos

Magno Malta critica reação de Dilma a protestos

SIMON PEDE CONVOCAÇÃO DE CLÓVIS CARVALHO PARA FALAR DO TRT-SP