SIMON DEFENDE RECUPERAÇÃO DE COOOPERATIVA GAÚCHA DE LÃ



O senador Pedro Simon (PMDB-PS) pediu o apoio dos senadores para o esforço visando à recuperação da Cooperativa de Lãs Vale do Uruguai Ltda. -Valuruguai, segundo ele"empresa da maior importância para a economia do Rio Grande do Sul e uma das mais tradicionais e de maior projeção da tríplice fronteira Brasil - Argentina - Uruguai.

A cooperativa passou a conviver com enormes adversidade financeiras a partir de 1990, em razão dos sucessivos planos econômicos e da crise internacional no mercado de lâ, disse o senador.

Conforme Pedro Simon, os liquidantes da cooperativa apontam, entre outras, as seguintes ações para permitir a viabilização da empresa: sustação imediata de todas as execuções do INSS contra a instituição; obtenção de crédito no valor de R$ 2,3 milhões para a Cooperativa Agropastoril, hoje arrendatária, adquirir o setor graneleiro da Valuruguai; redução em 50%, por prazo determinado, dos encargos de ICMS de energia elétrica; e regularização do débito da cooperativa para com a Conab, mediante dação em pagamento de um imóvel, somado a crédito de armazenagem da cooperativa junto à estatal.

- O Estado brasileiro precisa voltar seus olhos para a grave situação de decadência que vêm sofrendo atividades econômicas que garantiam a sobrevivência de largas camadas da população e que, em razão da política de globalização, estão sendo condenadas ao desaparecimento - disse ele.



25/07/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon defende união do Congresso em torno da recuperação da dignidade do Legislativo

SIMON MOSTRA CRISE DA AGRICULTURA GAÚCHA

Pedro Simon quer solução para dívida gaúcha com a União

SIMON PEDE MANIFESTAÇÃO PELA PRONTA RECUPERAÇÃO DE COVAS

Acordo com Egito prejudica indústria gaúcha e deve ser rejeitado, defende Ana Amélia

Onyx defende contas individuais de capitalização para salvar previdência gaúcha