Simon: "Delcídio salvou a honra do Congresso"



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) afirmou em discurso que a imparcialidade do senador Delcídio Amaral (PT-MS) e a firmeza do deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), respectivamente presidente e relator da CPI dos Correios, evitaram que dez meses de investigações terminassem sem um relatório final. Ele criticou o PT, sustentando que o partido pretendia exatamente encerrar a CPI sem um relatório.

- O senador Delcídio Amaral salvou a honra do Congresso ao não aceitar a intenção dos petistas. Já o relatório do deputado Serraglio é espetacular. É claro que ele, se pudesse, teria pedido o indiciamento do presidente da República. Os fatos existentes hoje são muito mais graves que os fatos que levaram ao impeachment do presidente Collor - disse.

Pedro Simon afirmou ainda que o procurador-geral da República, Antônio Fernando Souza, "não é um engavetador, como já tivemos no passado". Por isso, opinou que, "se ele achar que tem de indiciar um mundo de gente, até o presidente, ele não vai fugir à sua obrigação".

O senador gaúcho sustentou ainda que admira o ministro Márcio Thomaz Bastos, da Justiça, "mas ele vai ter de explicar" ao Congresso o queesteve fazendo na casa do então ministro Antonio Palocci, no dia 23, com a presença do então presidente da Caixa, Jorge Mattoso, e do advogado Arnaldo Malheiros. Segundo a revista Veja, nesse encontro teria havido até mesmo a sugestão de se pagar R$ 1 milhão a algum funcionário da Caixa para assumir a quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa.



10/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon diz que "teve a honra" de votar em Garibaldi

Cristovam: honra do Congresso depende de integrantes da CPI do Cachoeira

Para Suassuna, aprovar o Fundeb é questão de honra para o Congresso

Infraestrutura é prioridade da indústria no Congresso, diz Delcídio

Delcídio ressalta que esta é a primeira vez que Congresso reduz estimativa de receita no orçamento

Delcídio do Amaral comenta agenda econômica do Congresso para segundo semestre