SIMON DIZ QUE GOVERNO DEVIA SEGUIR EXEMPLO DE ITAMAR
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) sugeriu hoje (dia 21), como medida eficaz, a criação pelo governo deuma comissão anticorrupção seguindo o modelo da criada pelo ex-presidente Itamar Franco, o qual, conforme o parlamentar, reuniu pessoas de alto conceito para examinar qualquer suspeita de irregularidade em seu governo. "Essa é uma fórmula que me parece fantástica", disse o senador, observando que muitos dos integrantes da comissão só foram conhecidos por Itamar na hora da posse.
Ele afirmou que, como o presidente Fernando Henrique Cardoso, conhece mais pessoas ilustres no país, podia nomear nomes do seu próprio conhecimento para integrar uma comissão como essa. E disse que foi por sua sugestão que Itamar Franco criou esse grupo de cinco notáveis, diretamente ligado ao gabinete presidencial, com autonomia para requisitar de qualquer órgão do governo eventuais assuntos suspeitos de irregularidades.
O senador celebrou o fato de o governo de Itamar Franco ter-se encerrado sem a mancha de um só escândalo. "Quando se levantava alguma dúvida, ele mandava averiguar. E não era para verificar o que tinha acontecido de errado no governo Collor, mas no governo dele mesmo", salientou o senador. Ele destacou as várias vantagens de um grupo não-governamental com esses poderes, dizendo ser isso próprio de um governo que não tem nada a esconder.
Simon lembrou a disposição com que o então presidenteItamar Franco afastou seu chefe da Casa Civil quando lançaram suspeita sobre sua conduta, e acrescentou: "É por isso que não se poderá jamais dizer que o ex-presidente, por ação ou omissão, acobertou irregularidades em seu governo". Como exemplo da austeridade do ex-presidente, o senador assinalou também que, ao receber um dossiê apresentado na época pelo então governador Antonio Carlos Magalhães, Itamar Franco prontamente o enviou para a análise da Comissão Anticorrupção.
Ele explicou que sua sugestão não é uma atitude de quem olha para trás, mas de quem olha para a frente, interessado em ver o Brasil sair da situação em que se encontra. Ele prega,para isso, a necessidade de um trabalho coletivo, com a participação de toda a sociedade. propósito, elogiou a eficiente atuação das ONGs (organizações não-governamentais) nos países desenvolvidos, citando também o exemplo da CPI dos Precatórios que, em sua opinião, mostrou ao país o que se deve fazer em relação à impunidade. Em aparte, o senador Bernardo Cabral (PMDB-AM) disse que "impunidade é o filho bastardo da consciência com o crime".
21/08/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
SIMON: ITAMAR NÃO QUIS MAIORIA DO GOVERNO NO CONSELHO DO BETINHO
Projeto Novos Cielos: um supercampeão e exemplo a seguir
POLÍTICOS DEVEM SEGUIR EXEMPLO DE LUÍS EDUARDO, DIZ QUINTANILHA
Arthur Virgílio: Dunga é autoritário e deveria seguir exemplo do Santos
Lobão diz que Covas é exemplo para quem quiser seguir carreira política
Brasil deve seguir exemplo da África do Sul em plano para setor aéreo e terrestre, afirma secretário-executivo