SIMON: ITAMAR NÃO QUIS MAIORIA DO GOVERNO NO CONSELHO DO BETINHO



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) afirmou hoje (dia 3), em discurso em homenagem a Herbert de Souza, o Betinho, que o Conselho Nacional de Segurança Alimentar, criado pelo então presidente Itamar Franco, foi o primeiro órgão público onde o governo não tinha maioria. "Quem mandava no Consea, presidido pelo bispo D. Mauro Morelli e com a participação do Betinho, eram representantes da sociedade, enquanto o governo era minoritário".

Destacando que se encontrava doente, em Porto Alegre, quando Betinho morreu, Pedro Simon leu em plenário parte de um texto de D. Mauro Morelli onde o bispo lembra que foi graças ao apoio de Itamar Franco que o Consea conseguiu levar alimentação a 2 milhões de famílias, na Campanha contra a Fome e a Miséria.

- Betinho realmente foi uma figura única. As oposições torceram o narizporque ele estava trabalhando sobre um problema de conjuntura, e não para mudar o sistema. Betinho tinha tanta autoridade que integrava o Consea e nunca deixou de criticar o governo. Itamar Franco o respeitou e ouviu. Itamar convocava rede nacional de rádio e televisão para o Betinho em sua campanha - disse.

Apesar de todo o sucesso da Campanha contra a Fome e a Miséria, assim que tomou posse o presidente Fernando Henrique Cardoso extingiu o Consea, lembrou Simon. "Além do carisma de Betinho, um dos motivos do sucesso da campanha contra a fome está na convocação da sociedade. Betinho é o exemplo do que se pode ser feito com a sociedade. Engana-se quem acha que compete ao governo resolver tudo. Pode-se conseguir muito mais com a participação da sociedade", observou o senador gaúcho.

03/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


SIMON DIZ QUE GOVERNO DEVIA SEGUIR EXEMPLO DE ITAMAR

"NÃO QUIS FAZER CRÍTICA A ACM", DIZ SIMON

Itamar e Simon reagem aos governistas

Temer contra Itamar e Simon

Simon e Itamar asseguram prévia

Prévia restrita enfraquece Itamar e Simon