Simon elogia Janot por afirmar que combate à corrupção será sua prioridade na PGR



Em discurso nesta terça-feira (24), o senador Pedro Simon (PMDB-RS) elogiou o novo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por afirmar, em entrevista à revista Veja, que o combate à corrupção será prioridade em sua gestão à frente do Ministério Público Federal.

“O dinheiro da corrupção é o dinheiro que falta para a saúde, para a educação, para a segurança, tudo quanto é lugar! Esse dinheiro está onde não deveria estar e vamos atrás dele. O combate à corrupção será a prioridade da minha gestão”, leu Simon a afirmação de Janot à revista.

Simon leu alguns outros trechos da entrevista e também congratulou Janot por nomear a subprocuradora Ela Wiecko como vice-procuradora-geral. Ela foi a segunda indicada da lista tríplice da qual a presidente da República escolheu o novo procurador-geral, que era o primeiro da lista.

Na entrevista, comentou Simon, Janot também promete que as atividades do Ministério Público ficarão mais céleres e que evitará o acumulo de processos. Segundo o procurador, informou Simon, existem em seu gabinete atualmente 170 representações, 200 inquéritos policiais e mais de 2.000 processos.

O procurador afirmou ainda que buscará diálogo mais intenso entre o MP, os Poderes da República e demais instituições, acrescentou o senador.

Crítica

Apesar dos elogios, Simon também teceu críticas em razão de Janot ter prometido recentemente que todos os procuradores da República passarão a viajar apenas na classe executiva em voos internacionais. A classe executiva é mais espaçosa e mais confortável que a classe econômica, onde viajam os demais servidores do Ministério Público.

- Cá entre nós, a primeira medida do procurador-geral não precisava ser essa – afirmou Simon.



24/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon defende firme combate à corrupção e elogia projeto de Lula

Prioridade de votação para projetos de combate à corrupção mobiliza senadores

Combate à corrupção é prioridade para garantir mais recursos à saúde

Simon elogia marcha contra a corrupção, mas desaconselha CPI

Simon diz que sem lutar contra a impunidade não há combate à corrupção

Simon recomenda a Dilma firmeza no combate à corrupção