Simon faz apelo ao STF para que aceite Ficha Limpa nestas eleições




O senador Pedro Simon (PMDB-RS) fez nesta quarta-feira (13) um apelo aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para que aceitem a Lei Ficha Limpa nestas eleições, considerando que as novas regras já produziram efeitos em todo o país. Conforme o senador, muitos candidatos desistiram da disputa por medo de cair nas normas sobre inelegibilidade.

Em pronunciamento no Plenário, o parlamentar disse que o STF não pode cassar as esperanças de 180 milhões de brasileiros, nem reduzir a zero a "caminhada miraculosa" de se produzir uma lei como a Ficha Limpa, "um passo inicial gigantesco em busca da moralidade na história da política brasileira".

Simon disse que nunca, na história do Brasil, a sociedade brasileira olhou tanto para o Supremo como neste momento. Uma nova votação sobre a aplicabilidade da lei nas eleições de 2010 é considerada pelo senador como a mais importante em toda a história da instituição.

Nascida de iniciativa popular, a Ficha Limpa, como lembrou o parlamentar, foi aprovada unanimemente pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. Comentando os questionamentos a respeito da emenda de redação do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), padronizando os tempos verbais do projeto enviado pela Câmara, Simon pediu ao Supremo que respeite o Congresso.

- Se por unanimidade aceitamos que a emenda do senador Dornelles era uma emenda de redação, e o senador Demostenes [Torres, presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania], um dos juristas mais respeitados, disse que era emenda de redação, o Supremo que nos respeite. Não venha o presidente do Supremo querer dar-nos aula, porque não queremos dar aula ao Supremo - afirmou.

O senador disse que, embora respeite o fato de o STF ter o poder de dar a última palavra sobre as questões legais, a própria suprema corte deveria entender que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o órgão técnico especializado em questão eleitoral. E que o TSE já se posicionou a favor da aplicação da Ficha Limpa nestas eleições.



13/10/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Celso de Mello vota contra aplicação da Lei da Ficha Limpa nestas eleições

TSE confirma: Ficha Limpa vale para as eleições de outubro

STF decide que Ficha Limpa não vale para eleições de 2010

Senadores comentam decisão do TSE sobre validade da Lei da Ficha Limpa para as eleições deste ano

Simon quer Lei da Ficha Limpa para nomeações no Executivo

STJ decide que Ficha Limpa não se aplica nas eleições de 2010