Simon homenageia Teotônio Vilela, que estaria completando 90 anos
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) fez uma homenagem ao amigo e senador Teotônio Vilela, que completaria nesta segunda-feira (28) 90 anos de idade. Ele colocou Teotônio no rol "dos homens que foram mais do que estadistas, mais que heróis, figuras que honraram sua vida, dedicaram sua saúde à causa do seu povo".
Simonrelembrou suas andanças pelo Brasil com o senador Teotônio Vilela,já acometido de câncer, em cadeira de rodas e de cabeça raspada em conseqüência da quimioterapia, mas que, mesmo assim, "apresentava ao povo propostas, um plano de salvação nacional, como se fosse ter um longo tempo de vida".
Simon recordou que Teotônio, que era senador pela Arena, quando se conscientizou de que o Brasil não estava tomando o rumo prometido pelos militares, rompeu com o partido - que apoiava o regime militar - "e abraçou as causas da democracia: a luta pela Justiça, pela igualdade social, contra a fome e a miséria". O senador lembrou ter sido testemunha desse fato, ocorrido na tribuna do Senado.
Para Simon, Teotônio Vilela, conhecido como o Menestrel das Alagoas, teria algo de "divino". O parlamentar referiu-se ao senador como um semeador de ideais, que "plantou exemplos e ensinou todos os passos da colheita" antes de morrer, referindo-se à busca incessante de Teotônio por Justiça e por igualdade de direitos.
Simon encerrou o seu pronunciamento, recitando trechos da música Menestrel das Alagoas, de autoria do compositor Milton Nascimento. O senador fez referência a esta segunda-feira como um "dia tenso" no Senado. Segundo ele, no céu, Teotônio Vilela, Ulysses Guimarães, Tancredo Neves e outros não devem estar muito satisfeitos com a atual situação política do país.
Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) elogiou o discurso do colega e ressaltou o papel de Teotônio Vilela, ao lado de dom Paulo Evaristo Arns, à época cardeal arcebispo de São Paulo, na defesa daqueles que foram torturados durante o regime militar.28/05/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Rollemberg lembra trajetória de Miguel Arraes, que estaria completando 95 anos
Teotônio Vilela defende reforma política
Teotonio Vilela defende retomada do Proálcool
Conselho de Ética ouve Teotonio Vilela
Teotônio Vilela celebra radiodifusão comunitária
Teotônio Vilela Filho critica governo Lula