Simon pede ao governo que pague o que deve à Varig para evitar falência
Inconformado com a profunda crise financeira da Varig, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) pediu ao presidente Lula que mande pagar o que o governo federal deve à companhia aérea, evitando que ela acabe "em total falência". Simon explicou que a empresa já ganhou em várias instâncias ação sobre dívida decorrente de um tabelamento de preços de passagens aéreas. O valor, "há uns dois anos, era igual a todas as dívidas da empresa".
- Esse governo, que tem uma certa antipatia com a Varig, já perdeu a ação, mas sempre recorre,esticando a agonia da empresa. Recorre para não pagar, porque já perdeu - disse. Ele lembrou que uma dívida com a mesma origem foi cobrada na Justiça por outras empresas e uma delas já recebeu do governo.
Simon disse que a Varig, que "já foi uma das melhores do mundo", começou seu calvário quando o presidente Collor resolveu abrir as rotas internacionais a outras empresas. Ele explicou que, à época, a linha mais lucrativa da empresa era a deSão Paulo-Nova York. O presidente Collor autorizou uma concorrente a fazer, "por um preço menor", a linha São Paulo-Brasília-Washington-Nova York.
Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), depois de informar que o fechamento da Varig desempregaria 6 mil pessoas, sugeriu que os senadores façam um documento ao presidente da República, intercedendo pela empresa.
- Temos de salvar a Varig. Ela é um dos símbolos do Brasil no exterior - manifestou Cristovam.
10/04/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Crivella pede que governo pague o que deve aos aposentados da Varig
Crivella pede que governo pague o que deve aos aposentados da Varig
Alvaro Dias pede que governo pague o que deve a aposentados da Aerus
Simon pede ao governo que decrete intervenção na Varig
Simon diz que "história ainda deve explicação sobre a Varig"
Ivo Cassol pede ao governo que pague aposentadoria de servidores de ex-territórios