Simon pede ao governo que decrete intervenção na Varig



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) pediu ao governo federal que intervenha na Varig e assuma o seu controle até que haja uma normalização entre ativos e passivos, para evitar que seja decretada a falência da empresa. Na opinião dele, essa seria uma forma viável de evitar a falência da empresa e acabar com a agonia diária de milhares de trabalhadores e usuários.

- Apelo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vive momentos de euforia, que dentro de sua euforia, quando ele diz que quer ser novamente o Lulinha Paz e Amor, que ele faça a paz e faça um ato de amor salvando a Varig - disse Pedro Simon.

Na avaliação do senador pelo Rio Grande do Sul, a forma como está sendo conduzida a questão da Varig é um escândalo. Ele opinou que, se o imbróglio terminar com o repasse das linhas internacionais da empresa para a concorrência, ocorrerá justamente o que o governo queria desde o início. Simon lembrou que, desde o início da crise da empresa, o então chefe da Casa Civil, José Dirceu, teria proposto um modelo de fusão em que a Varig ficaria com 5% dos ativos e a principal concorrente, a TAM, com 95%.

As audiências públicas realizadas pelo Senado para buscar saídas para a Varig, segundo Pedro Simon, demonstraram a má vontade dos representantes da Petrobras e da Infraero com a revitalização da empresa. Na visão do senador, a população percebe, pela inércia do governo, que todos estão assistindo quase que rindo ao martírio da Varig.

Em aparte, o senador Paulo Paim (PT-RS) informou que mesmo, que seja decretada a falência continuada da Varig, existirá a possibilidade de outros investidores se habilitarem junto ao consórcio dos trabalhadores que venceu o leilão para ficar com a empresa.

19/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon pede ao governo que pague o que deve à Varig para evitar falência

Cássio Cunha Lima pede que governo decrete estado de emergência no Nordeste

Simon critica governo por tratamento dado à Varig

Simon diz que, se governo se omitir, Lula será responsabilizado pela "morte da Varig"

Cássio Cunha Lima pede que Dilma decrete situação de emergência no Nordeste

Jucá pede que governo fiscalize fusão Varig-TAM