SIMON PEDE NOVA DECLARAÇÃO DE INTENÇÕES PARA O NOVO MILÊNIO
Lembrando que o Congresso Nacional representa a sociedade brasileira, Simon perguntou qual a proposta que terá para este final de ano - diante de um quadro tão difícil -que não a tradicional. "Será que nesses 20 dias que nos faltam (para o fim do ano) nós não poderíamos pelo menos botar (uma proposta) no papel ainda que seja apenas uma nova utopia?", indagou o senador.
Simon também fez um apelo para que cada um faça aquilo que estiver ao seu alcance para diminuir o sofrimento de pessoas, principalmente crianças, que passam fome e não têm acesso aos confortos da vida.
- Será que cada um de nós tem feito aquilo que podia? Será que cada um não pode avançar um pouquinho mais? Não damos prioridade às coisas que são prioritárias. Eu devo confessar a minha parte: se as coisas vão mal é porque eu também fracassei - afirmou Simon, para quem a situação vem se agravando nos últimos anos.
Na sua cidade, Caxias do Sul, narrou, há 40 anos, praticamente não havia miséria ou desempregado e havia duas favelas onde ninguém passava fome. Hoje, continuou, a cidade tem mais de 50 mil favelados, com índices de criminalidade comparáveis aos do Rio de Janeiro e São Paulo e com pessoas morrendo de fome.
Simon criticou ainda a falta de ação do governo no combate à fome, e a utilização do argumento da falta de recursos para o corte de alimentos, como carne e macarrão, que fazem parte da cesta básica distribuída pelo governo. Em apartes, os senadores Bernardo Cabral (PFL-AM) e Leomar Quintanilha (PPB-TO) cumprimentaram Simon pela reflexão trazida ao plenário.
10/12/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
SIMON PEDE QUE NOVO HOSPITAL DA REDE SARAH KUBITSCHEK SEJA INSTALADO NO SUL
Nova tabela não vale para a próxima declaração
(Flash 15h45) - Covas está participando do seminário 'Álcool, o combustível do novo milênio'
Simon reverencia os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos
SIMON FALA À TV SENADO SOBRE REVISÃO DE DECLARAÇÃO DE RENDA
FERNANDO BEZERRA PEDE AGILIDADE NAS REUNIÕES CONJUNTAS SOBRE O "BUG" DO MILÊNIO