Simon propõe que Senado vote projeto Ficha Limpa ainda nesta semana



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) propôs aos senadores que aprovem ainda nesta semana o projeto Ficha Limpa, que impede a candidatura de pessoas condenadas em segunda instância. Com isso, o presidente da República poderia sancioná-lo na próxima semana. Simon discursou pouco antes da sessão da Câmara dos Deputados em que seriam examinadas as últimas emendas ao projeto. Ele elogiou o presidente da Câmara, deputado Michel Temer, por ter cumprido sua promessa de colocar o projeto em votação.

- O projeto é um dos mais importantes para o país. Por isso, eu estou discursando sobre o assunto pela terceira vez seguida. Ele não é o ideal, mas pode colocar um fim na era em que os pilantras, para fugir da Justiça, procuram o refúgio do mandato parlamentar. A impunidade é a maior chaga da vida brasileira, onde só pobre acaba na cadeia. Se o projeto virar lei, essa realidade começará a ser sepultada - previu nesta terça-feira (11) o peemedebista gaúcho.

Pedro Simon aplaudiu os presidentes do PSDB e do PT, senador Sérgio Guerra (PE) e ex-senador José Eduardo Dutra (SE), por terem decidido que seus partidos não aceitarão registro de candidatos condenados pela Justiça. Disse que o PV e o Democratas anunciaram que pretendem fazer o mesmo e recomendou ao seu partido, o PMDB, que adote idêntica postura.

- Os brasileiros acharam que o projeto, que foi apoiado com a assinatura de 1,6 milhão de eleitores, não seria aprovado. Mas a pressão popular está surtindo efeito. É uma coisa quase inacreditável - festejou. Ele lembrou que o presidente do Senado, José Sarney, garantiu ao PSOL que colocaria imediatamente o projeto em votação, quando ele saísse da Câmara.

O senador informou ter apresentado projeto em 2005 também prevendo que pessoas condenadas pela Justiça não poderiam obter dos partidos registro de candidatura, mas a proposta "nunca foi votada e está parada" na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Pedro Simon foi apoiado, em aparte, pelo senador Mário Couto (PSDB-PA).



11/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon quer projeto Ficha Limpa aprovado pelo Senado e enviado à sanção já na quarta-feira

Vídeo | Projeto da Ficha Limpa pode chegar esta semana ao Senado

Simon advoga a aprovação do projeto 'ficha limpa'

Lei da Ficha Limpa passa por teste nesta semana

Suplicy sugere que Simon seja relator do projeto Ficha Limpa

Simon: 'Ficha Limpa' tem chance de ser votado em regime de urgência no Senado