SIMON QUER INFORMAÇÕES SOBRE ENCONTRO FHC-CHIRAC NA GUIANA



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) pediu hoje (dia 23) à Mesa do Senado informações a respeito de um possível encontro entre os presidentes Fernando Henrique Cardoso e Jacques Chirac, na fronteira do Brasil com a Guiana. O senador lembrou que a Guiana é território francês na América do Sul e um "resquício do colonialismo que o Brasil historicamente condenou".

De acordo com Simon, noticiário da imprensa dá conta de que os presidentes do Brasil e da França poderão se encontrar na fronteira com a Guiana, por ocasião da conclusão do asfaltamento de uma estrada. O senador gaúcho manifestou "surpresa" com a possibilidade dessa reunião em uma colônia, lembrando que jamais um presidente brasileiro se reuniu com outro chefe de governo nas antigas Guianas holandesa e inglesa, enquanto esses territórios eram colônias.

O presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, determinou o encaminhamento do pronunciamento para a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Casa, para análise e informação ao senador gaúcho.



23/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


REQUIÃO E SIMON CRITICAM FHC POR ENCONTRO COM CHIRAC

Simon quer discutir na CCJ informações da Procuradoria-Geral sobre Erenice Guerra

Chirac quer Brasil como parceiro da França para "globalização harmoniosa"

SIMON ESTRANHA FALTA DE INFORMAÇÕES DOS CONVIDADOS SOBRE OBRA DO TRT-SP

SIMON RECEBE INFORMAÇÕES SOBRE TV COMUNITÁRIA NORTE AMERICANA

Simon sugere encontro com Celso Amorim para discussão sobre a nova realidade cubana