SIMON QUER LEGISLAÇÃO ITALIANA APLICADA AO BRASIL



A necessidade da adequação da legislação criminal italiana à realidade brasileira foi apontada hoje (dia 17) pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS) como essencial para o fim da impunidade nos casos de crimes de "colarinho branco" no país. Ele deu essa declaração na entrevista à imprensasobre a audiência pública com procuradores italianos da Operação Mãos Limpas, marcada para amanhã, às 10h, no auditório Petrônio Portella.

- Essa operação fez um trabalho fantástico, inédito e revolucionário. Mais de cem parlamentares foram cassados, dois ex-primeiros-ministros estão presos, graças à coragem dos magistrados italianos - afirmou.

Na opinião de Simon, o Brasil deveria seguir o exemplo da Itália, onde o juiz e o promotor, que também faz a investigação policial, trabalham juntos. O senador considerou que a CPI dos Precatórios realizou um "trabalho emocionante" por ter tido o acompanhamento oficial de representantes da Polícia Federal, do Banco Central, da Receita Federal, do Tribunal de Contas da União e do Ministério Público.

Também presente à entrevista, o senador Bernardo Cabral (PFL-AM) explicou que Simon havia apresentado requerimento para ouvir os procuradores italianos durante a CPI dos Precatórios, mas como eles só puderam vir ao Brasil neste mês, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, presidida por Cabral, aprovou a realização de uma audiência pública.

- A vinda dos magistrados da Operação Mão Limpas, que têm experiência de ter combatido a Máfia, é muito importante para acabar com a impunidade, que eu chamo de "filha espúria da acomodação do crime" - assinalou Cabral.

19/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


SIMON QUER AUSTERIDADE NA LEGISLAÇÃO ELEITORAL

Brasil quer modernizar legislação para garantir direitos de migrantes

Homenagem aos 139 anos da imigração italiana no Brasil

Congresso homenageia 139 anos de imigração italiana no Brasil

Parlamentares celebram os 139 anos de imigração italiana no Brasil

Parlamentares celebram os 139 anos de imigração italiana no Brasil