Simon saúda a chegada da Rede Sarah ao Rio Grande do Sul



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) saudou a chegada da Rede Sarah Kubitschek de Hospitais ao Rio Grande do Sul, com a assinatura do convênio de cooperação técnica e treinamento, nesta quarta-feira (11), entre o governo do estado e a direção do hospital. Simon disse que este é um passo decisivo para a instalação de uma unidade completa da rede no estado. Atualmente, contam com hospitais da rede Brasília, Salvador, Belo Horizonte, São Luís, Fortaleza e Rio de Janeiro.

De acordo com o convênio, a partir de agosto próximo dez profissionais da área médica do Rio Grande do Sul serão treinados na sede do Sarah, em Brasília, por um período de seis meses. Essa primeira turma constituirá o núcleo central do futuro corpo técnico do hospital, cuja construção começará já em 2004.

Simon ressaltou que desde logo os benefícios poderão ser sentidos no estado, uma vez que pacientes vítimas de lesão medular, lesão cerebral e paralisia cerebral poderão ser tratados em Porto Alegre, com a direta supervisão técnica da nova equipe em treinamento em Brasília.

Simon lembrou que o Sarah está exportando conhecimento e tecnologia na área da saúde. Está na Dinamarca, a convite do governo, uma equipe de profissionais brasileiros trabalhando no projeto de implantação de uma unidade em Copenhague que adotará até mesmo a arquitetura do Sarah, considerada pelos europeus como um modelo para casas de saúde.

O senador agradeceu a colaboração do governo do Rio Grande do Sul, da rede Sarah, do Ministério da Saúde e da bancada de deputados e senadores do estado na conquista do objetivo de levar ao estado uma unidade do hospital e lembrou que ele próprio vem trabalhando por essa implantação desde 1998.

Em apartes, os senadores Leonel Pavan (PSDB-SC), Hélio Costa (PMDB-MG), Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), Paulo Paim (PT-RS), Lúcia Vânia (PSDB-GO) e Leomar Quintanilha (PFL-TO) manifestaram sua admiração pelo profissionalismo e qualidade do atendimento dos hospitais da Rede Sarah.

O tratamento oferecido pelo Sarah, especializado em reabilitação do aparelho locomotor, é absolutamente gratuito para todos os cidadãos brasileiros e até estrangeiros residentes no país. Seus recursos, unicamente provenientes do Orçamento da União, chegam atualmente a R$ 210 milhões anuais.



10/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


SIMON PEDE QUE NOVO HOSPITAL DA REDE SARAH KUBITSCHEK SEJA INSTALADO NO SUL

Simon aguarda chegada de documento autorizando empréstimo ao Rio Grande do Sul

Jucá saúda chegada a Boa Vista da TV Senado em canal aberto

Mozarildo Cavalcanti elogia Rede Sarah de hospitais

Diretor da Rede Sarah de Hospitais visita Tebet

Tião Viana parabeniza trabalho da Rede Sarah