Simon saúda eleição de Ana Amélia Lemos, lamenta saída de Zambiasi e elogia Dilma




O senador Pedro Simon (PMDB-RS) saudou em Plenário a eleição de Ana Amélia Lemos a senadora pelo Partido Progressista (PP). Jornalista renomada no Rio Grande do Sul, ela que atuou nos principais meios de comunicação do estado e atualmente estava na RBS TV.

- De todas as pessoas que largaram a vida na imprensa, no rádio e na televisão é difícil encontrar alguém com tanto preparo, tanta capacidade, tanta integridade, tanta competência. É uma grande jornalista - disse.

O parlamentar acrescentou que os 30 anos de experiência jornalística de Ana Amélia e seu convívio com políticos e organizações governamentais e não governamentais dão a ela uma experiência política de três décadas. Ele recordou que quando o ex-deputado Delfim Netto ocupou a pasta da Fazenda considerava as reportagens de Ana Amélia melhores que suas próprias falas nas entrevistas.

Paim e Zambiasi

Simon cumprimentou também a reeleição de Paulo Paim (PT-RS), a quem chamou de "campeão de projetos, lutas e causas populares". Lamentou, porém, a saída do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) ao final da atual legislatura. O parlamentar não se candidatou a cargo eletivo e, conforme Simon, deverá retornar à profissão de radialista.

Simon disse que Zambiasi mantém o Centro Vida, instituição para recuperação de viciados em drogas que, embora modesta, tem obtido grande sucesso com dependentes.

Voto em Dilma

O senador gaúcho admitiu, durante seu discurso, ter votado no segundo turno em Dilma Rousseff, do PT, para a Presidência, após ter votado na senadora Marina Silva (PV-AC) no primeiro turno. Ele elogiou a atuação de Dilma até o momento que, segundo ele, tem respeitado o final de mandato de Luiz Inácio Lula da Silva e se mantido discreta, com pouco contato com a mídia, optando por formalizar sua equipe de governo em vez de fazer viagens internacionais.

Reiterou sua posição favorável a Dilma quando, em seu discurso logo após o anúncio da vitória, a presidente eleita disse que procuraria Lula na casa dele quando precisasse de seu aconselhamento.

- Dilma, desde que ganhou [as eleições], vem atuando com singeleza, com humildade, que a mim agrada muito - disse.

Irã

Simon foi aparteado por Eduardo Suplicy (PT-SP), que elogiou entrevista de Dilma Rousseff ao jornal norte-americano The Washington Post, na qual a presidente eleita classificou como um erro a posição do Brasil de apoiar o regime do Irã nas Nações Unidas, no momento em que se eximiu de votar resolução contrária à condenação, por apedrejamento, de Sakineh Ashtiani.

A entrevista, salientou Suplicy, obteve grande repercussão no Brasil e no exterior.



06/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Roberto Cavalcanti elogia eleição de Dilma e lamenta preconceito contra nordestinos

Ana Amélia lamenta que sociedade tenha que arcar com custos de segunda eleição

Ana Amélia elogia aprovação de texto que restringe saída temporária de presos

Dilma saúda Bachelet pela vitória na eleição presidencial chilena

Ana Amélia saúda compra de caças suecos, mas lamenta baixo investimento em defesa e tecnologia

Pedro Simon saúda discurso de Dilma Rousseff na ONU