Simon tem esperança em novo procurador-geral



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) manifestou nesta segunda-feira (30) sua esperança no novo procurador-geral da República, Cláudio Fonteles, empossado no cargo hoje pelo presidente da República. Lembrando o trabalho desenvolvido pelo ex-procurador-geral, Geraldo Brindeiro, o senador disse que -todos nós esperamos um comportamento diferente de Fonteles-.

Segundo Simon, o novo procurador é um franciscano, ordem da Igreja católica caracterizada por sua opção pela pobreza material, em coerência com seu inspirador e criador, São Francisco de Assis.

- Fonteles é apaixonado pelo direito criminal, é caracterizado pela seriedade e por seu profundo conhecimento jurídico - afirmou.

Simon também vê uma coincidência feliz no fato de Fonteles estar tomando posse hoje e a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do Banestado estar iniciando seus trabalhos amanhã. O senador garantiu que os resultados das investigações realizadas pela CPI -não ficarão na gaveta do procurador-geral-. Ele lembrou que o Senado -pagou vexame com essa CPI- e disse que o presidente da Câmara, João Paulo Cunha, surpreendeu a todos quando acatou requerimento para criação de uma CPI na Câmara dos Deputados e, com isso, -deu uma lição ao Senado-.

Pedro Simon ainda solidarizou-se com o senador Paulo Paim (PT-RS), que discursara antes sobre a fusão entre a Varig e a TAM para a criação de uma nova companhia aérea. Simon disse que a Varig sofreu -injustiças tremendas- após o ex-presidente Fernando Collor ter aberto as rotas internacionais, que eram exploradas exclusivamente pela Varig, a todas as companhias aéreas nacionais e internacionais. -Não acho justo que a Varig entre com apenas 5% da nova empresa-, declarou.



30/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon diz que novo procurador-geral é "um dos homens mais dignos" da história

Simon elogia atuação do procurador-geral da República

Simon critica desvio do foco da CPI para procurador-geral

Governador nomeia novo Procurador-Geral de Justiça

Senado apreciará indicação do novo procurador-geral da República

Ordem do dia começa com votação do novo procurador-geral da República