Simpósio marca centenário da morte de Machado de Assis



Evento acontece de 25 a 29 de agosto de 2008, no auditório do MASP

Para marcar o centenário da morte de Machado de Assis, a Universidade Estadual Paulista (Unesp), por meio da Fundação Editora da Unesp e apoio do Ministério da Cultura (MinC), realizará o Simpósio Internacional Caminhos Cruzados: Machado de Assis pela Crítica Mundial, um ciclo de conferências e debates congregando nomes emblemáticos da crítica machadiana, nacional e estrangeira, que acontece de 25 a 29 de agosto de 2008, no auditório do MASP (Museu de Arte de São Paulo).

O simpósio tem a função de construir as bases para um contato mais amplo, sólido e constante entre os diversos pesquisadores da obra de Machado de Assis. Dessa maneira, o evento viabilizará novos ângulos de abordagem até então inexplorados nos estudos sobre o maior escritor brasileiro. Além de evocar temas fundamentais na agenda dos especialistas ao longo dos próximos anos, cumprirá a missão de difundir a obra de Machado de Assis no Brasil e no exterior.  

O simpósio contará com a presença de pesquisadores internacionais de primeira grandeza, tais como Abel Barros Baptista (Universidade Nova de Lisboa), Amina di Munno (Universidade de Gênova), Dain Borges (Universidade de Chicago), Daphne Patai (Universidade de Massachusetts) , Elide Valarini Oliver (Universidade da Califórnia), Hans Ulrich Gumbrecht (Universidade de Stanford), Jean Michel Massa (Universidade de Rénnes 2), Jorge Edwards (Chile - Prêmio Cervantes), Kenneth David Jackson (Universidade de Yale), Paul Dixon (Purdue University), Thomas Sträeter (Universidade de Heidelberg), Todd Garth (US Naval Academy) e Victor K. Mendes (Universidade de Massachussets) .

Expoentes do cenário brasileiro, como Carlos Vogt, Secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo, Alberto Costa e Silva, Antonio Carlos Secchin, Gilberto Pinheiro Passos, Hélio de Seixas Guimarães, Lúcia Granja, Luiz Dagobert de Aguirra Roncari, Sérgio Paulo Rouanet, Valentim Facioli e outros já confirmaram presença. O escritor Milton Hatoum também fará uma saudação em nome dos escritores brasileiros.

As inscrições para o evento já estão abertas e são gratuitas. Informações completas sobre o programa, palestrantes e inscrições estão disponíveis no site do Simpósio Caminhos Cruzados: Machado de Assis pela Crítica Mundial, pelo e-mail [email protected] e telefone (11) 3871-2339 (secretaria do evento).  

Da Unesp



06/30/2008


Artigos Relacionados


Centenário de morte de Machado de Assis é lembrado em Plenário

Academia Brasileira de Letras homenageia Machado de Assis no centenário de sua morte

Centenário de morte de Machado de Assis é lembrado em sessão especial e em exposição

Centenário de Machado de Assis é destaque na Rádio Senado

Cultura: Exposição no Memorial da América Latina marca centenário da morte de Eça de Queirós

Cronologia da vida de Machado de Assis