Simulados preparam moradores de estados nordestinos para período de chuvas



Comunidades localizadas em áreas de risco em oito estados da região Nordeste participaram de simulados promovidos pelo Ministério da Integração Nacional com sua Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), realizados simultaneamente no último sábado (5). Os treinamentos capacitaram os moradores para lidar com situações de risco como, enxurradas, cheias de rios e corrégos ou deslizamentos, e reagir com procedimentos seguros e eficazes.

"A Secretaria Nacional de Defesa Civil reconhece o trabalho das coordenadorias estadual e municipal que foram responsáveis pela participação destes moradores. A colaboração da comunidade é fundamental, pois nosso objetivo é evitar óbitos e prejuízos", afirmou Ivan Ramos, diretor de Reabilitação e Reconstrução da Sedec. Para ele, é importante que as pessoas estejam cada vez mais preparadas para conviver com esses desastres.

O objetivo do simulado foi simular uma evacuação. As atividades contaram com a emissão de alertas por mensagens de texto em celulares e sirenes, além da retirada da população pelas rotas de fuga previamente traçadas. Os moradores aprenderam a identificar os alertas e a deixarem com urgência suas moradias para um local seguro. Só em Passarinho, periferia de Recife, cerca de 500 famílias se mobilizaram para participar do simulado. A área é considerada de risco com possibilidade de deslizamento de barreiras.

Em Santo Amaro da Purificação, município com 65 mil habitantes no recôncavo baiano, o simulado focou as áreas de risco do bairro de Candolândia. Em 2011, o período de chuvas no primeiro e segundo semestres afetou mais de 1.000 famílias pelo aumento do nível de água do rio Subaé. 

Já em Fortaleza, Ceará, participaram os moradores da comunidade Boa Vista, no bairro do Castelão. O treinamento foi realizado numa área de ocupação irregular às margens do rio Cocó, onde aproximadamente 220 famílias convivem com os alagamentos e inundações provocados pelas cheias do rio. A mais recente foi há duas semanas, levando risco para a população e causando inúmeros transtornos.

 

Participação

As Coordenadorias Estaduais e Municipais de Defesa Civil dos estados envolvidos nos simulados deram todo o apoio logístico e técnico para a realização dos treinamentos. Também participaram a polícia militar, corpo de bombeiros, guardas de trânsito, Núcleos Comunitários de Defesa Civil e integrantes das coordenadorias de várias regiões do Nordeste.

Além das três cidades citadas também receberam os treinamentos os moradores do município de União dos Palmares (AL), bairros doTimbó (PB), Industrial (SE), Prainha (PI) e Túnel do Sacavém (MA).

 

Fonte:
Ministério da Integração Nacional



07/05/2012 12:24


Artigos Relacionados


Pernambuco e Paraíba iniciam simulados de prevenção para o período das chuvas

Moradores de áreas de risco de sete estados participam de simulados

Marco Maciel pede que governo federal ajude estados nordestinos atingidos pelas chuvas

Simulados preparam populações do Sul e do Sudeste para enfrentar desastres naturais

Simulados de preparação para desastre mobilizam os moradores de Blumenau

DNIT concentra esforços para período de chuvas