Moradores de áreas de risco de sete estados participam de simulados



Durante os procedimentos, os moradores são retirados das casas e direcionados para as rotas de fuga até um ponto de encontro

 

Com o objetivo de capacitar a população que vive em locais vulneráveis a desastres naturais – enxurradas e deslizamentos de terra – em decorrência das próximas chuvas, simulados de preparação estão sendo promovidos em sete estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Paraná. Os treinamentos são organizados pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, e acontecerão até o dia 8 de dezembro.

As ações terão simulação dos procedimentos executados durante desastres, entre eles, a emissão de alertas à população, o acionamento de sirenes, além da retirada dos moradores de casas localizadas em terrenos vulneráveis e o cadastramento das famílias em abrigos previamente estabelecidos. Durante os procedimentos, os moradores são retirados das casas e direcionados para as rotas de fuga até um ponto de encontro. Depois seguem para um abrigo, onde participam de palestras.

Os treinamentos, que são muito comuns em países como os Estados Unidos, foram intensificados pelo ministério o ano passado. No primeiro semestre deste ano, nove estados da região Nordeste - Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe - sediaram os simulados, envolvendo mais de 1,2 mil participantes. De acordo com a Sedec, os treinamentos auxiliam a diminuir o índice de mortes em casos de desastres naturais, como enxurradas e deslizamentos.