Simulados de preparação para desastre mobilizam os moradores de Blumenau
A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional realizou, neste sábado (26), mais uma rodada de Simulados de Preparação para Desastres, a quarta desde maio de 2011. O treinamento envolveu moradores de comunidades localizadas em áreas de risco nos municípios de Vitória (ES), Contagem (MG) e Blumenau (SC).
A cidade de Blumenau foi a primeira a sediar a ação que ocorreu no horário em que os desastres mais acontecem: de madrugada. A sirene instalada na casa da presidente da Associação dos Moradores do Bairro Velha Pequena, Alzina Schimdt, soou às 5h da manhã, dando o sinal para que cerca de 500 pessoas que vivem no local começassem a abandonar suas casas e se dirigissem em segurança até o Centro Comunitário da região, a um quilômetro de distância. A rota de fuga foi estabelecida previamente. Também foi realizada uma simulação de resgate de duas ‘vítimas’ de soterramento no alto da comunidade. Este última ação envolveu equipes de salvamento do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Blumenau.
A comunidade de Bairro Velha, em Blumenau, começou a ser formada por volta de 1960 nas encostas do morro do Ristow e é hoje, uma das mais vulneráveis áreas de risco das 35 catalogadas na cidade pela Secretaria Municipal de Defesa Civil. Em 2008, seis pessoas do bairro morreram em consequência de um deslizamento de terra ocorrido depois da chuva.
Estrutura
O ponto de apoio montado pela organização do simulado conta com material de recreação para as crianças e estoque de alimentos para as eventualidades. Mais de 100 pessoas de diversos órgãos do estado e município atuaram no atendimento. Ao final do exercício foram realizadas duas palestras que abordaram aspectos psicológicos do pós-desastre e mostraram as possíveis intervenções para minimizar os riscos na comunidade, considerando inclusive as características geológicas do local.
Para o diretor do Departamento de Minimização de Desastres da Sedec, Rafael Schadeck, que acompanhou a realização do simulado, a preocupação principal é com a vida. "Queremos preservar a integridade física das pessoas. Enquanto não temos uma solução definitiva para o problema, o que seria o ideal, estamos buscando formas de reduzir o risco nos casos de eventos climáticos extremos", afirmou ele.
O diretor também falou sobre os outros simulados já realizados pelo Ministério da Integração Nacional, em Pernambuco, Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. Além disso, Schadeck lembrou que dois outros exercícios estavam sendo realizados simultaneamente com o de Blumenau, envolvendo moradores dos bairros Jaburu (cerca de 100 pessoas), em Vitória e Vila Jaú, em Contagem (120 pessoas).
Fonte:
Ministério da Integração Nacional
28/11/2011 13:24
Artigos Relacionados
Simulados preparam moradores de estados nordestinos para período de chuvas
Moradores de áreas de risco de sete estados participam de simulados
Aprovados empréstimos para o Ceará e os municípios de Blumenau (SC) e Colatina (ES)
CAE aprova empréstimos para Ceará e municípios de Blumenau e Colatina
FUNCIONÁRIA DO SENADO VENCE A XVI MARATONA DE BLUMENAU
Pernambuco e Paraíba iniciam simulados de prevenção para o período das chuvas