Siqueira Campos quer municípios discutindo reforma agrária



O senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) defendeu a participação dos municípios nas discussões da reforma agrária. Ele sugeriu que prefeitos, representantes do Judiciário, gerentes de instituições bancárias públicas e outros membros da sociedade organizada atuem na elaboração de cadastros para a concessão de terras.

O quadro atual, na avaliação do senador, é de desordem, que ameaça o setor produtivo, e pode prejudicar as exportações brasileiras.

- Somos um país que passou do estágio rural para o urbano, modernizou-se; um país ordeiro, produtivo, mas que vive uma grande tensão nos centros urbanos e que corre o risco de ver desorganizado seu setor mais produtivo - disse o senador.

Eduardo Siqueira Campos disse que não há um só brasileiro que seja contrário à reforma agrária, e todo mundo sabe que há fraudes no registro de terras.

- Havia casos de brasileiros com títulos de propriedade de terras que eram maiores do que a extensão territorial do Brasil - disse.

Estas distorções, disse o senador, seriam mais facilmente detectadas no âmbito municipal. -Ainda quem não é proprietário rural sabe os preços das terras-, exemplificou.

Siqueira Campos aproveitou a visita de delegação chinesa ao Senado para ressaltar a importância da produtividade agrícola brasileira.

- Apesar de todas as dificuldades na área de transportes, temos competitividade, e nossa produção pode atender um grande mercado consumidor como o da China - disse.



10/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS DEFENDE FORTALECIMENTO DOS MUNICÍPIOS

Eduardo Siqueira Campos: "O Brasil precisa da reforma da Previdência"

SIQUEIRA CAMPOS QUER EXPLICAÇÕES DA SERASA

SIQUEIRA CAMPOS QUER MAIS RESPEITO COM CONSUMIDOR

Eduardo Siqueira Campos quer carne na cesta básica

Eduardo Siqueira Campos quer votações na convocação extraordinária